#

Desenvolvimento social

Início

Iniciativas de desenvolvimento social integradas e multi-setoriais são essenciais para a superação da fome e da pobreza, para a segurança alimentar e nutricional e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Como implementar sistemas de proteção social é um dos temas mais requisitados pelos países parceiros do Centro de Excelência para ações de intercâmbio de conhecimentos, fortalecimento de capacidades técnicas e assistência técnica continuada. Ao longo de 2016, o Centro de Excelência organizou diversas oportunidades de aprendizagem nessa área, além de iniciativas específicas de assistência técnica direta a países (mais informações no Mapa).

Integração de bases de dados

Cerca de 150 especialistas e representantes de países da América Latina, Europa, África e Ásia se reuniram em Brasília para compartilhar boas práticas e discutir aspectos institucionais e tecnológicos da integração de bases de dados e sistemas de informação, no âmbito das políticas públicas de proteção social. O Seminário Internacional de Integração de Bases de Dados e Sistemas de Informação para Aperfeiçoamento de Políticas Públicas foi realizado 5 e 6 de abril, pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com a Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (WWP).

No evento, países que conseguiram reduzir a fragmentação entre seus sistemas de informação – como Austrália, Chile, Uruguai, Argentina e Letônia – destacaram as lições aprendidas e desafios enfrentados ao longo do processo. O Centro de Excelência contra a Fome apoiou a participação de representantes de Gâmbia, Moçambique e Etiópia, que puderam se envolver nas discussões sobre caminhos possíveis para a integrar bases de dados em diferentes contextos.

XI Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento

Uma plateia composta por 70 delegações de governos de cinco continentes participou de 10 a 13 de maio do XI Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento, em Brasília. Os cerca de 250 participantes vieram ao Brasil para conhecer as estratégias de combate à fome e à desigualdade social. Além de palestras sobre programas de transferência condicional de renda, cadastro unificado de programas sociais, políticas de segurança alimentar e nutricional e acesso à água, o seminário internacional incluiu uma saída de campo. Os participantes visitaram equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como a Ceasa e o banco de alimentos, aprofundaram o entendimento sobre o Programa de Aquisição de Alimentos e conheceram unidades de assistência social para entender sobre o Sistema Único de Assistência Social. Organizado pelo MDS, o seminário contou com o apoio do Centro de Excelência do PMA, da iniciativa World without Poverty, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Voltar ao inicio

Fórum Internacional Iniciativas de Proteção Social para Alcançar Fome Zero

De 15 a 17 de novembro, mais de 100 representantes de África do Sul, Brasil, Gâmbia, Malawi, Zâmbia e Zimbábue estiveram na Cidade do Cabo, África do Sul, para discutir o papel de sistemas de proteção social na superação da fome e no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Representantes de governos, pesquisadores, sociedade civil e membros de agências das Nações Unidas participaram dos três dias evento. Eles apresentaram pesquisas inovadoras, compartilharam dados e experiências e discutiram boas práticas que podem ajudar a superar alguns dos desafios enfrentados por países em desenvolvimento ao desenhar e implementar sistemas de proteção social. O fórum fez parte de uma parceria entre o Centro de Excelência e o DFID para apoiar e fortalecer iniciativas de cooperação Sul-Sul para o estabelecimento e execução de programas de proteção social, no campo da segurança alimentar e nutricional, inclusão social, luta contra a pobreza e outros.