#

Nutrição

Início

Estar bem nutrido é essencial para que cada ser humano possa levar uma vida saudável e produtiva, no entanto a desnutrição continua sendo um grande desafio global. Acabar com todas as formas de desnutrição é um elemento crucial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a demanda dos países por informações, conhecimentos e fortalecimento de capacidades nessa área tem crescido. O Centro de Excelência oferece assistência técnica e oportunidades de diálogo para que os países encontrem soluções inovadoras e sustentáveis para superar a desnutrição.

O Programa de Nutrição do Centro oferece assistência técnica específica em nutrição para todos os países com os quais o Centro trabalha, mas Etiópia, Gana, Libéria e Quênia receberam apoio continuado ao longo de 2016 (mais informações sobre os países no Mapa). O objetivo é fornecer apoio direto a tomadores de decisão da área de nutrição de países africanos gravemente afetados pela desnutrição, por meio do compartilhamento de conhecimentos sobre as políticas e programas que o Brasil utilizou para reduzir rapidamente as taxas de desnutrição.

Relatório Global de Nutrição

A edição de 2016 do Relatório Global de Nutrição foi lançada simultaneamente em várias partes do mundo no dia 14 de junho. A publicação reúne resultados mundiais na área de nutrição e avalia o progresso de cada país para atingir as Metas Globais de Nutrição, definidas pela Assembleia Mundial de Saúde. No documento, o Brasil é apontado exemplo de país que assumiu um compromisso político com a nutrição. Após instituir uma série de estratégias implementadas por meio de políticas públicas, o Brasil protagonizou mudanças estruturais que transformaram drasticamente seu panorama nutricional. O Centro de Excelência contribuiu com um texto sobre os vínculos entre compras públicas de alimentos e nutrição.

https://goo.gl/ItxKwZ

Nutrindo Milhões

O Food Policy Research Institute (IFPRI) lançou no dia 29 de junho a publicação “Nutrindo milhões: histórias de transformação em nutrição”. A publicação reúne histórias que mostram o que funciona em nutrição, o que não funciona e os fatores que contribuem para o sucesso. As histórias selecionadas destacam experiências de países como Bangladesh, Brasil, Nepal, Peru, Tailândia, Vietnã e Etiópia. O projeto Nutrindo Milhões (Nourishing Millions) foi lançado em 2015 com uma chamada para nomeações de estudos de casos. As melhores histórias foram selecionadas por seu potencial de inspirar pessoas a encontrar soluções para a desnutrição. O Brasil foi selecionado por ter conseguido os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 1 e 4, relacionados à redução da fome e da pobreza e da mortalidade infantil. De acordo com a análise, os fatores cruciais para o sucesso do Brasil foram as políticas voltadas para a população de baixa renda, a abordagem multi-setorial e o envolvimento da sociedade civil.

Voltar ao inicio

Nutrição para o Crescimento

No dia 4 de agosto, o Brasil sediou o evento Nutrição para o Crescimento, no Rio de Janeiro. O objetivo era apoiar políticas de nutrição globais, regionais e nacionais, alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2, assim como ações para combater a desnutrição, com base em experiências de sucesso e boas práticas. A iniciativa aproveitou a mobilização internacional em torno dos Jogos Olímpicos para chamar a atenção para a importância do investimento em melhorar a nutrição no mundo todo. Representantes do Reino Unido, Japão, Etiópia, Gana, Itália e México se uniram ao Brasil para discutir temas como ações e estratégias para combater a obesidade e a desnutrição e como construir sistemas alimentares vinculados à nutrição para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e implementar a Década de Ação para Nutrição. O Centro de Excelência contra a Fome participou num painel sobre desafios e responsabilidades globais para melhorar a nutrição.