Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

21/09/2018

Agricultura e urbanização são tema de conferência internacional

 

O Centro de Excelência contra a Fome participou da III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb). O evento aconteceu de 17 a 21 de setembro e reuniu múltiplos atores envolvidos em temas de agricultura e alimentação para refletir e debater sobre novas estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos, a serem aplicadas em sociedades cada vez mais urbanizadas.

Pesquisadores, organizações da sociedade civil e formuladores de políticas públicas discutiram a necessidade de trazer a alimentação e temas relacionados para o centro dos debates sobre os principais desafios enfrentados atualmente pela humanidade, como as mudanças climáticas e seus impactos na água e na biodiversidade, a busca por fontes alternativas de energia e as transformações demográficas.

O principal tema da conferência foi “alimentação saudável, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo à produção”. O Centro de Excelência enviou três representantes ao evento.

Daniel, Balaban, diretor do Centro, foi o moderador do painel “Segurança alimentar e soberania: desafios para nutrir o mundo”. Em sua fala de abertura, ele destacou que a fome continua crescendo. De acordo com a nova edição do relatório Situação da insegurança Alimentar, 821 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar. “Será que temos capacidade de enfrentar esse problema? Será que é falta de inteligência ou de vontade política? Acredito que é a segunda opção”.

 

 

Albaneide Peixinho, consultora do Centro de excelência, foi a moderadora do painel “Sistemas alimentares e lacunas da desigualdade: como eliminar todas as formas de má-nutrição?”. “No Brasil ainda temos populações com desnutrição e outras com obesidade. Lacunas da nutrição são reflexo da falta de acesso a alimentos de qualidade”. Ela destacou que as políticas públicas são cruciais para avançarmos na luta contra a dupla carga da má-nutrição.

Joélcio Carvalho, oficial de programa do Centro de Excelência, participou do painel “Cadeias de valor da bioeconomia – experiências latino-americanas”. Ele apresentou o projeto Além do Algodão, a nova iniciativa do Centro em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação que apoiará agricultores familiares de quatro países africanos no desenvolvimento de mercados estáveis para os sub-produtos do algodão, como o óleo de algodão, e culturas alimentares consorciadas.

A conferência foi organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Reuniu 170 especialistas de 36 países durante cinco dias, e as atividades incluíram painéis internacionais, simpósios, apresentações de artigos científicos em grupos temáticos e relatos de experiências da sociedade civil. A primeira edição da AgUrb aconteceu em abril de 2012 na universidade de Wageningen, na Holanda, e teve como tema “Agricultura multi-funcional e relações urbano-rurais”. A segunda AgUrb aconteceu em setembro de 2015 na Universidade Roma Ter, na Itália, com tema “Reconectando a agricultura e as cadeias alimentares com necessidades da sociedade”.

VER TODOS TOUTES LES ACTUALITÉS SEE ALL NEWS
  • 19/10/2018

    Fórum Global de Nutrição Infantil celebra 20ª edição na Tunísia

  • 19/10/2018

    Centro participa de eventos sobre desigualdade e segurança alimentar