Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

20/07/2018

Brasil discute implementação dos ODS

 

No dia 13 de julho, a Comissão Nacional para os ODS e as Nações Unidas no Brasil realizaram uma reunião em Brasília de acompanhamento da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. A reunião serviu como preparação para a participação da delegação brasileira no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, realizado em Nova York de 16 a 18 de julho.

Durante a reunião, foi anunciada a criação da Câmara Mista Brasil-ONU para monitoramento dos ODS no país. Participaram do lançamento Henrique Villa, secretário executivo da Comissão Nacional para os ODS, e Niky Fabiancic, coordenador residente da ONU no Brasil. Também esteve presente o embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho, subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia e Ciência e Tecnologia no Ministério das Relações Exteriores do Brasil e negociador brasileiro para mudança do clima. O diretor do Centro de Excelência contra a Fome, Daniel Balaban, participou do evento representando o Programa Mundial de Alimentos.

As Nações Unidas no Brasil entregaram oficialmente à Comissão Nacional para os ODS os Documentos Temáticos dos ODS 6, 7, 11, 12 e 15, que correspondem a água potável e saneamento, energia limpa e acessível, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e vida terrestre, respectivamente. O objetivo desses documentos é servir como subsídio para as discussões da Comissão e auxiliar na construção de propostas para a implementação da Agenda 2030.

Durante o Fórum de Alto Nível de Nova York, a presidente do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), Marie Chatardová, afirmou que, se quiserem cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, os países precisarão acelerar o progresso rumo a um mundo mais justo. “Existe progresso, mas, no geral, não a uma velocidade suficiente para cumprir os ODS até 2030”, disse a presidente.

 

ODS e economia

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) estão organizando uma série de debates econômicos para discutir os desafios conjunturais e estruturais brasileiros, tendo como pano de fundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O primeiro encontro ocorreu no dia 17 de julho, com o tema “Perspectivas e desafios atuais e futuros do Brasil e seu impacto sobre o avanço na agenda 2030”.

Chamados de SDGs Economics Debates (SDGs EDs), os eventos têm periodicidade trimestral e participação de membros do primeiro escalão do governo (executivo, legislativo e empresas públicas relevantes), de organizações empresariais e de organismos internacionais, além dos economistas representantes dos principais candidatos à presidência da República. O diretor Daniel Balaban representou o Centro de Excelência contra a Fome no primeiro debate.

Ver todos
  • 21/09/2018

    Agricultura e urbanização são tema de conferência internacional

    Leia Mais
  • 21/09/2018

    Centro de Excelência contribui para discussões sobre cooperação internacional

    Leia Mais