Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

28/06/2018

Centro de Excelência organiza visita de campo para DFID

Foto: WFP/Mariana Rocha

 

O Centro de Excelência contra a Fome organizou uma visita de campo para a nova diretora do DFID no Brasil, Fiona Lappin. A visita teve como objetivo apresentar o trabalho de cooperação Sul-Sul realizado pelo Centro de Excelência e a cadeia de fornecimento de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O DFID é o Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional, agência de cooperação do Reino Unido que, no Brasil, promove crescimento econômico inclusivo e desenvolvimento sustentável. Até 2017, o DFID e o Centro de Excelência executaram em parceria projetos de cooperação Sul-Sul na área de proteção social com países africanos.

 

Foto: WFP/Mariana Rocha

 

A visita de campo foi uma solicitação do DFID, para apresentar à nova diretora experiências exitosas de proteção social no Brasil e como essas experiências têm servido de exemplo para que outros países em desenvolvimento aprimorem suas iniciativas e proteção social e segurança alimentar e nutricional.

Fiona Lappin foi acompanhada pelo analista do DFID Thomas Giblin, pelo diretor adjunto do Centro de Excelência, Peter Rodrigues, pela oficial de programa Mariana Rocha e por técnicos do governo do Distrito Federal e da Emater/DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal).

 

Foto: WFP/Mariana Rocha

 

O grupo visitou o Assentamento Betinho, em Brazlândia, e uma propriedade rural familiar que produz morangos. A visita também incluiu uma associação de agricultores familiares. Tanto a associação quanto o produtor de morangos são fornecedores do programa de alimentação escolar. Para completar o ciclo da alimentação escolar, o grupo teve a oportunidade de visitar uma escola pública rural e conversar com a equipe sobre o fornecimento de alimentos por agricultores familiares.

Durante a visita, ficou claro o impacto do programa de alimentação escolar na agricultura familiar. O fornecimento de produtos agrícolas para a alimentação escolar funciona como uma rede de proteção social para os agricultores de pequena escala. Quando o mercado está desaquecido, o programa de alimentação escolar é garantia de bom preço para esses agricultores. Por outro lado, os alimentos frescos fornecidos para as escolas são fonte de nutrição para os estudantes.

Voltar
  • 12/07/2018

    O apoio do Centro de Excelência do PMA a países asiáticos

    Leia Mais
  • 06/07/2018

    Centro contribui com discussões sobre fome zero na Argélia

    Leia Mais