Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

04/05/2018

Equipe de pesquisa de Columbia apresenta análise sobre cooperação do Centro

A equipe de pesquisa da Columbia School of International and Public Affairs (SIPA) que está analisando a cooperação Sul-Sul do Centro de Excelência na África do Oeste apresentou seus principais achados durante a Oficina sobre Desenvolvimento da SIPA 2018.

A equipe concluiu que a cooperação Sul-Sul do Centro incentiva o compromisso político dos países da Áfrcia do Oeste para:

– priorizar programas de alimentação escolar nas políticas públicas nacionais;
– promover o apoio governamental a programas de alimentação escolar de modo a envolver todos os atores da administração nacional; e
– operacionalizar os marcos políticos por meio de planos estratégicos de implementação de iniciativas sustentáveis de alimentação escolar.

Time de pesquisadores que estão analisando a cooperação Sul-Sul do Centro de Excelência no Oeste da África.

A equipe de pesquisa de Columbia está analisando a metodologia de cooperação Sul-Sul utilizada pelo Centro de Excelência no apoio a políticas públicas de segurança alimentar e nutricional em três países: Benim, Togo e Senegal.

Como parte da avaliação, um grupo de estudantes participou de uma visita de estudos ao Brasil de 12 a 15 de março, e um outro grupo foi ao Benim e ao Togo, de 11 a 16 de março. O grupo que visitou o Brasil se reuniu com representantes do Centro de excelência e do governo brasileiro, para se familiarizar com a abordagem e as ferramentas do Centro e com as políticas brasileiras que inspiram seus esforços de cooperação Sul-Sul.

O grupo que visitou o Benim e o Togo investigou elementos dos contextos locais relacionados ao desenho e à implementação de políticas de segurança alimentar e nutricional, inclusive leis, elaboração de programas e recursos financeiros. O time de pesquisadores se reuniu com representantes dos escritórios de país do Programa Mundial de Alimentos e do governo de ambos os países.

Pesquisas similares foram realizadas recentemente pela SIPA sonre iniciativas realizadas pelo PNUD, UNFPA, UM-Habitat, Unicef, ONU Mulheres, USAID, Banco Mundial, governos locais e nacionais e start-ups para ação social.

Por meio da oficina, a comunidade acadêmica de Columbia pôde explorar a intersecção de temas relacionados ao desenvolvimento com direitos humanos, responsabilidade social empresarial, temas humanitários, resolução de conflitos, educação, saúde pública, gênero, políticas ambientais, empreendedorismo e setor privado, além de meios de comunicação tradicionais e novos. A equipe vai produzir um relatório final para o Centro de Excelência em maio.

VER TODOS TOUTES LES ACTUALITÉS SEE ALL NEWS
  • 15/11/2018

    Moçambique revisa proposta de estratégia de alimentação escolar

  • 14/11/2018

    Análise das iniciativas do Centro no oeste da África: relatório disponível