Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

20/04/2018

Painel discute potencial do óleo de algodão para a nutrição

 

O Centro de Excelência contra a Fome organizou um painel de debate sobre o consumo humano do óleo de algodão durante o XXV Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran). O painel intitulado “Revisitando o óleo de algodão: alternativa para a gastronomia e a promoção da saúde” trouxe quatro especialistas para sensibilizar profissionais de saúde e nutrição sobre os potenciais benefícios do uso do óleo de algodão como alternativa a outros óleos vegetais.

Essa discussão é parte do projeto “Alternativas de escoamento dos subprodutos do algodão e culturas acessórias na África”, firmado recentemente entre o Centro de Excelência, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). O objetivo do projeto é contribuir para o aumento da renda dos pequenos produtores de Algodão em quatro países da África e para a melhoria da qualidade nutricional das refeições da alimentação escolar. Os países participantes do projeto são Benim, Moçambique, Quênia e Tanzânia.

Os especialistas Alexandre da Silva, Cláudio Augusto Rodrigues, Guilherme Theodoro Oliveira e Albaneide Peixinho apresentaram um resgate histórico do algodão e seus usos, a viabilidade da cultura do algodão em consórcio com outras culturas, os aspectos tecnológicos, nutricionais e gastronômicos do óleo de algodão e as perspectivas de utilização desse subproduto do algodão no Brasil e na África.

 

 

Além de sensibilizar profissionais de saúde, nutrição e gastronomia sobre o potencial de aplicação do óleo de algodão na culinária, o painel serviu para disseminar projetos, iniciativas e pesquisas sobre a utilização dos subprodutos do algodão e da agricultura consorciada do algodão. O foco das discussões esteve nos impactos dessas iniciativas na segurança alimentar e nutricional das populações.

O evento foi uma plataforma de fortalecimento de parcerias inovadoras na área do algodão e divulgou para os mais de 4 mil participantes do Conbran o projeto do Centro de Excelência com a ABC e o IBA. As lições tiradas das discussões durante o painel servirão como catalisadoras de discussões futuras sobre a contribuição do óleo de algodão para uma nutrição adequada e como subsídios para a implementação do projeto do algodão na África.

O Conbran é o maio congresso ibero-americano de nutrição. Na edição de 2018, participaram mais de 4 mil nutricionistas, médicos, educadores físicos, psicólogos, estudantes e outros profissionais interessados em saúde e nutrição. O tema deste ano foi “Comida: relações de afeto, tradições e direitos”.

VER TODOS TOUTES LES ACTUALITÉS SEE ALL NEWS
  • 19/10/2018

    Fórum Global de Nutrição Infantil celebra 20ª edição na Tunísia

  • 19/10/2018

    Centro participa de eventos sobre desigualdade e segurança alimentar