Sobre o Curso

Este curso foi elaborado no âmbito do projeto de extensão “O PNAE e a agricultura familiar” integra as ações da Coordenação Geral do Programa de Alimentação Escolar (CGPAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e é realizado em parceria com o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele foi adaptado para um público internacional em parceria com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Desde a publicação da Lei nº 11.947/2009, as Entidades Executoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – Prefeituras, Secretarias Estaduais de Educação e Escolas Federais, devem destinar no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, para a aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar.

A aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar pode ser realizada dispensando-se o processo licitatório, mediante prévia Chamada Pública. A Chamada Pública é o procedimento administrativo voltado à seleção de proposta específica para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar e/ou Empreendedores Familiares Rurais ou suas organizações. Trata-se de um instrumento firmado no âmbito das estratégias de compras públicas sustentáveis, que assegura o cumprimento dos princípios constitucionais da legalidade e da eficiência, ao passo que possibilita a veiculação de diretrizes governamentais importantes, relacionadas ao desenvolvimento sustentável, ao apoio à inclusão social e produtiva local e à promoção da segurança alimentar e nutricional.

O curso apresenta as etapas e o modo de funcionamento da compra da agricultura familiar para a alimentação escolar, oferecendo suporte teórico, técnico e operacional aos atores envolvidos com a temática.

Objetivo Geral

Capacitar especialistas em alimentação escolar sobre o processo de aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar do Brasil.

Objetivos Específicos

  • Apresentar o Programa Nacional de Alimentação Escolar brasileiro, sua origem, evolução e interfaces com a Segurança Alimentar e Nutricional.
  • Promover o acesso ao conhecimento técnico relativo às normas que disciplinam as compras públicas institucionais no âmbito do PNAE.
  • Possibilitar a compreensão de cada uma das etapas do ciclo de compra da agricultura familiar para alimentação escolar.

Metodologia

O curso será realizado na modalidade a distância. Essa modalidade privilegia a autonomia do estudante que estabelece sua própria rotina de estudos e pode realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local que tenha acesso à internet.

Importante! Este curso não possui tutoria. Não há presença do tutor para tirar dúvidas de conteúdo nem a interação com outros participantes por meio de salas de bate papo informais (chats) ou fóruns de discussão.

Público-alvo

Especialistas em alimentação escolar e demais interessados em conhecer o processo de compras institucionais da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Carga horária

O curso tem uma carga horária de 40 horas.

Navegador incompatível

Você está utilizando o IE8 ou versão inferior.

Infelizmente a versão do navegador que você está utilizando não é compatível para este curso.

Atualize seu Internet Explorer para a versão 9 ou superior para visualizar esta página perfeitamente.

Clique aqui para baixar o internet explorer 11.