#

Pesquisa

Início

A construção de evidências sobre boas práticas para superar a fome e a pobreza e sobre os múltiplos benefícios de investir em soluções sustentáveis para a fome é uma preocupação compartilhada por agências de desenvolvimento e pela academia. Dados confiáveis e análises precisas sobre os resultados de projetos e programas são indispensáveis para engajar governos em iniciativas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e podem ser decisivas na tomada de decisões sobre investimentos. O Centro de Excelência investe em pesquisas sobre experiências de sucesso de combate à fome e incentiva pesquisadores de todo o mundo a fazer o mesmo.

Alimentação Escolar vinculada à agricultura local

Pelo menos 368 milhões de crianças são alimentadas nas escolas por meio de programas governamentais de alimentação escolar. Os impactos da alimentação escolar na frequência e no desempenho dos alunos são amplamente reconhecidos, e cada vez mais governos buscam estender os benefícios da alimentação escolar também a agricultores familiares, por meio da compra de alimentos produzidos localmente. No entanto, estabelecer esse tipo de arranjo é complexo, o que torna a assistência técnica crucial. O Centro de Excelência e o PMA se uniram à FAO, à Global Child Nutriton Foundation, à Partnership for Child Development e à New Partnership for Africa’s Development (NEPAD) para desenvolver uma compilação de recursos, ferramentas e conhecimentos para apoiar governos empenhados em desenvolver programas nacionais de alimentação escolar vinculada à agricultura local.

Clique aqui para baixar a publicação Resource Framework on Home Grown School Meals.

https://goo.gl/siAVsP

Revista de direito internacional

O Centro de Excelência e o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) convidaram pesquisadores para contribuir para o Dossiê sobre a Luta contra a Fome no Mundo, uma edição especial do Brazilian Journal of International Law (RDI). O dossiê reúne artigos relacionados à segurança alimentar e nutricional e seus vínculos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os trabalhos discutem cooperação Sul-Sul e outras parcerias internacionais para o desenvolvimento, direito internacional com foco em direitos humanos e no direito à alimentação, governança em segurança alimentar, acesso à alimentação, nutrição, gênero e meio ambiente, entre outros. O objetivo é incentivar a realização de pesquisas nessas áreas, como estratégia para promover a troca de conhecimentos entre acadêmicos, representantes de governos e outros atores envolvidos em iniciativas internacionais de superação da fome. A edição especial da RDI é parte das comemorações dos cinco anos de trabalho do Centro de Excelência.

Série sobre compras públicas de alimentos

No dia 7 de setembro, o Centro de Excelência contra a Fome apresentou aos 250 participantes do Fórum Global de Nutrição Infantil a série “Políticas Sociais e de Alimentação”. A série analisa experiências brasileiras de compras institucionais de alimentos e programas de proteção social que adquirem alimentos de agricultores familiares, para disseminar a experiência a governos e atores e embasar o desenvolvimento de estratégias similares. O propósito é compartilhar conhecimento e evidências a partir das experiências brasileiras para facilitar a aprendizagem de governos na área de compras públicas de alimentos. Coordenados pelo Centro com apoio da Fundação Bill & Melinda Gates, os estudos foram realizados por pesquisadores independentes, pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do PNUD. Eles abordam dois programas governamentais, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que compra parte dos alimentos de agricultores familiares, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que foi criado para construir mercados institucionais para os produtos da agricultura familiar.

Concurso de nutrição

O Centro de Excelência contra a Fome lançou o “Concurso de pesquisas científicas e projetos de inovação: Multiplicando experiências e estratégias sustentáveis de alimentação e nutrição do Brasil”. O objetivo da iniciativa era dar destaque para artigos de pesquisa científica e projetos de implementação de ações sustentáveis de alimentação e nutrição no Brasil que possam ter sua experiência compartilhada e multiplicada por intermédio do Centro de Excelência na África. Foram selecionados, em duas categorias distintas, o melhor artigo e o melhor projeto. Os vencedores participarão de uma viagem de estudos internacional promovida pelo Centro de Excelência.

Concurso de alimentação escolar

Para marcar a comemoração de seu quinto aniversário, o Centro de Excelência contra a Fome, em parceria com o Centro Universitário de Brasília, realizou um concurso de artigos científicos intitulado “Segurança alimentar e nutricional sustentável: Construindo pontes entre práticas agrícolas sustentáveis e programas de alimentação escolar “. O concurso teve como objetivo identificar e incentivar centros de pesquisa e grupos de estudos em todo o mundo especializados em segurança alimentar e nutricional, a fim de apoiar a geração e divulgação de conhecimentos relacionados ao tema e promover a integração entre ciência e política no campo da segurança alimentar e nutricional. Os autores dos três melhores trabalhos participarão de viagens de estudos em âmbito internacional e nacional organizadas pelo Centro de Excelência do PMA. Além disso, os cinco primeiros finalistas (incluindo os três vencedores) também terão seus trabalhos publicados na Revista Brasileira de Direito Internacional em 2017.

Voltar ao inicio

Assistência técnica rural

Desde maio de 2016, como parte da parceria firmada em 2015 com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, o Centro de Excelência tem apoiado a elaboração de um estudo para desenvolver um modelo de monitoramento e avaliação para a Emater-DF, bem como analisar o retorno econômico, social e ambiental de suas atividades.