Biblioteca

Publicação

Boas práticas sobre alimentação escolar com países de língua portuguesa

Nos últimos anos, países de língua portuguesa avançaram em boas práticas na alimentação escolar, combatendo a desnutrição, a má nutrição e a pobreza. O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), organizou três reuniões online entre 2022 e 2023, focadas em nutrição, alimentação escolar ligada à agricultura local, monitoramento e avaliação. Esta publicação resume pontos-chave discutidos por formuladores e implementadores de políticas de alimentação escolar, buscando desenvolver programas resilientes, ambientalmente saudáveis e sensíveis ao gênero e à nutrição.

(mais…)

Publicação

Brasil da Alimentação Escolar: um giro pelas melhores receitas

“Brasil da Alimentação Escolar: um giro pelas melhoras receitas” reúne receitas saborosas servidas nas escolas públicas da educação básica das cinco regiões do Brasil. Os pratos aqui apresentados representam as vencedoras dos concursos Melhores Receitas da Alimentação Escolar e Super Merendeiras. O livro também traz depoimentos de merendeiras e nutricionistas envolvidos nas competições, apresenta um panorama da alimentação escolar no país e retrata como o Brasil tem inspirado outros países.

(mais…)

Publicação

Modelos de Alimentação Escolar

A alimentação escolar é essencial para a promoção da educação, da saúde, da paz e da coesão social. Num momento em que países e seus parceiros avaliam estratégias para diminuir a desnutrição crônica, a má-nutrição e a pobreza, a discussão de modelos de alimentação escolar torna-se imperativa. Com o objetivo comum de gerar capital humano, apoiar o crescimento nacional e promover o desenvolvimento socioeconômico, os modelos centralizado, misto e descentralizado têm vantagens e desafios. Esta publicação explica, com exemplos ao redor do mundo, como funciona cada modelo e de que modo podem ser úteis para distintos programas de alimentação escolar.

(mais…)

Publicação

Relatório Anual 2022

Ao longo do ano, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil renovou seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçou os laços com parceiros estratégicos e seguiu atuando no fortalecimento das capacidades nacionais por meio da cooperação Sul-Sul. Neste relatório anual, saiba como o intercâmbio de boas práticas brasileiras nas áreas de nutrição, agricultura familiar e alimentação escolar seguiu sendo a principal atividade do Centro de Excelência e como ela contribuiu para a consolidação dos ODS, especialmente para o alívio da pobreza (ODS 1) e buscando a erradicação da fome (ODS 2) por meio de alianças e cooperação (ODS 17). 

(mais…)

Publicação

Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional 2022

O Panorama 2022 analisa o custo da alimentação saudável e adverte que, atualmente, seu acesso na América Latina e no Caribe é o mais caro, se comparado ao resto do mundo. Além disso, a publicação destaca os desafios para melhorar o acesso aos alimentos saudáveis, e a importância de se discutir o alto custo da alimentação saudável na região e nos países, para, assim, enfrentar o aumento da fome, a insegurança alimentar e má nutrição em todas as suas formas.

(mais…)

Publicação

Relatório Anual 2021

Em 2021, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) celebrou 10 anos de criação. Ao longo do ano, o Centro de Excelência manteve a trajetória de adaptação das suas operações para fazer frente aos crescentes desafios impostos pela pandemia e também ao aumento das desigualdades ao redor do mundo. Neste Relatório Anual, saiba como as ações desempenhadas contribuíram para apoiar os países e parceiros locais nas ações de Cooperação Sul-Sul para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 2 e 17.

(mais…)

Publicação

Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras

O consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) tem sido apontado como importante fator para a garantia da saúde, boa nutrição e prevenção de doenças crônicas, incluindo a obesidade e o câncer. A expectativa é que esta publicação, elaborada em conjunto pelo Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer, Opas/OMS, FAO e Centro de Excelência do WFP, inspire outros territórios na adoção de estratégias inovadoras e criativas capazes de responder aos constantes desafios do acesso e consumo das FLV. No âmbito internacional, acredita-se que essa experiência brasileira pode inspirar iniciativas semelhantes na Região das Américas que, apesar de contextos distintos, apresentam desafios similares.

(mais…)

Publicação

Reabertura com segurança: Diretrizes do FNDE

A partir do segundo semestre de 2021, com o avanço da vacinação e o estabelecimento de protocolos de segurança, a maior parte das quase 40 milhões de crianças e adolescentes matriculados na rede pública no Brasil retornou às aulas presenciais de forma integral ou parcial. Este breve resumo aponta as principais recomendações do governo brasileiro para a retomada segura das refeições escolares, com base na estratégia adotada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).  

 

(mais…)

POLICY BRIEF #5

Alimentação Escolar de Comunidades Tradicionais: O PNAE quilombola

O Brasil possui um dos maiores e mais estabelecidos programas de alimentação escolar do mundo, servindo diariamente a mais de 40 milhões de alunos em todas as regiões do país. Implementar esse programa em um país de dimensões continentais e com rica variedade étnica e cultural requer constante inovação e atenção às necessidades próprias de cada comunidade. O presente policy brief apresenta os desafios e soluções encontrados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para atender às necessidades e contexto de comunidades tradicionais quilombolas.

(mais…)

Publicação

Diálogos Regionais sobre Frutas, Legumes e Verduras

Este documento apresenta uma síntese dos debates realizados durante os Diálogos Regionais sobre Frutas, Legumes e Verduras, uma série de cinco encontros, um para cada macrorregião do Brasil, que tiveram como objetivo o compartilhamento de experiências inovadoras que fortalecem a produção, o abastecimento e o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV). Nos Diálogos, foram apresentadas as particularidades de cada região em relação aos desafios e oportunidades para a formulação e implementação de políticas e ações que promovem a saúde, a alimentação adequada e saudável e fortalecem os sistemas alimentares saudáveis, justos e sustentáveis. 

(mais…)

Biblioteca