Biblioteca

Publicação

Policy Brief #2 Obesidade infantil

A obesidade entre crianças e adolescentes é resultado de uma série complexa de fatores genéticos, individuais, comportamentais e ambientais que atuam em múltiplos contextos. Para a prevenção e atenção à obesidade, é fundamental a adoção de políticas intersetoriais e medidas para reverter ambientes promotores da obesidade. Este documento traz as experiências do Brasil, da Colômbia e do Peru na atenção à obesidade, como parte do Projeto de Cooperação Sul-Sul para o Enfrentamento da Múltipla Carga da Má Nutrição em Escolares (Nutrir o Futuro), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação.

Faça o download »

LIVRO

UMA DÉCADA DE COOPERAÇÃO – 10 anos do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil

Foi sob a égide da Cooperação Trilateral que surgiu o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil. Como resultado de uma parceria inovadora entre o WFP e o governo brasileiro, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Centro de Excelência do WFP no Brasil foi oficialmente lançado no dia 07 novembro de 2011. Este livro apresenta histórias que nasceram do trabalho de apoio a mais de 80 países na África, na Ásia e na América Latina.

Faça o download »

POLICY BRIEF #4

Alimentação Escolar de Comunidades Tradicionais: O PNAE indígena no Amazonas

O Brasil possui um dos maiores e mais estabelecidos programas de alimentação escolar do mundo, servindo diariamente a mais de 40 milhões de alunos em todas as regiões do país. Implementar esse programa em um país de dimensões continentais e com rica variedade étnica requer constante inovação, além de atenção contínua às necessidades próprias de cada comunidade. Este novo Policy Brief apresenta os desafios e soluções na oferta de alimentação escolar a populações indígenas, por meio da experiência bem-sucedida de adequação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) às necessidades e contexto de comunidades tradicionais no Amazonas.  

Faça o download »

Publicação

Experiência de Países: Bangladesh

O documento, desenvolvido em parceria com o Governo de Bangladesh e com o WFP local, detalha a jornada do país no desenvolvimento do seu programa nacional de alimentação escolar e o papel do Centro de Excelência contra a Fome do WFP nesse processo. O fornecimento de alimentos em escolas em Bangladesh começou em 2001, quando o WFP fez uma parceria com o governo para lançar um programa de alimentação escolar nas áreas mais vulneráveis do país. Em 2012, com apoio do Centro de Excelência, uma delegação de Bangladesh fez uma visita de estudos de alto nível ao Brasil para conhecer a experiência do país com a alimentação escolar e seu sólido quadro institucional para a segurança alimentar e nutricional.

Faça o download »

Publicação

Análise de Custo-Benefício São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe realizou a Revisão Estratégica “Fome Zero” em 2018, no contexto dos esforços do governo do país e do mandato do Programa Mundial de Alimentos para uma transição rumo a um programa nacional de alimentação escolar gerido nacionalmente. Dentre as conclusões e recomendações do documento, está a necessidade de uma estimativa de custo-benefício do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE) e é este o foco desta publicação. A análise concentra-se nos componentes de custo do PNASE e faz uma análise de potenciais benefícios trazidos pelo Programa e os custos atuais e reais de se investir em alimentação escolar em São Tomé e Príncipe dentro dos moldes atuais.

Faça o download »

Publicação

Experiências de Países: Quênia

O documento, desenvolvido em parceria com o WFP Quênia e com o Governo do Quênia, detalha a jornada do país no desenvolvimento do seu programa nacional de alimentação e o papel do Centro de Excelência nesse processo. A alimentação escolar vinculada à agricultura local é o principal programa escolar no Quênia e está em funcionamento 1980. Inicialmente, 240 mil crianças em escolas primárias e pré-primárias foram atendidas pelo programa em áreas áridas e semi-áridas. A introdução do Ensino Primário gratuito em janeiro de 2003 impulsionou as taxas de matrícula no país e, em 2007, a alimentação escolar atingiu mais de 1,2 milhão de crianças. O programa tornou-se, então, uma referência e já inspirou outros países em desenvolvimento, como a Namíbia e a Zâmbia.

Faça o download »

CAPA policy brief Publicação

Policy Brief #1 Obesidade infantil

A obesidade infantil é um desafio global para a saúde e para a sociedade cuja prevalência apresenta-se em constante crescimento. Por isso, ambientes promotores da saúde – que favorecem a alimentação adequada e saudável – e a prática de atividade física são importantes fatores para prevenção da obesidade nesta fase da vida. Este Policy Brief apresenta informações para contribuir na elaboração de estratégias por gestores públicos no nível local (gestores municipais e estaduais) para a prevenção e o cuidado da obesidade infantil. O documento é composto por seis perguntas e respostas objetivas para facilitar a compreensão sobre um tema tão sensível que pode mudar a realidade do seu município.

Faça o download »

Publicação

Relatório Anual 2020

Em 2020, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil passou por grandes mudanças, mas as atividades de apoio aos países na construção de soluções duradouras e sustentáveis para o combate à fome continuaram, mesmo de maneira remota. O Relatório Anual 2020 traz um apanhado das atividades e resultados, incluindo as novas prioridades desenvolvidas no Brasil para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Faça o download »

Publicação

Empoderando Países para Eliminar a Fome

O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP)  é um núcleo global para o intercâmbio de conhecimentos, desenvolvimento de capacidades e assistência técnica para países, para alcançar a fome zero. O Centro do WFP trabalha em estreita colaboração com atores nacionais e regionais (governos e instituições) interessados na expansão de políticas e programas de segurança alimentar e nutricional com uma perspectiva multissetorial, em especial programas de proteção social que incluem a alimentação escolar ligada à nutrição e agricultura local. A partir da experiência brasileira nessa área, o Centro do WFP promove soluções de segurança alimentar e nutricional para diversos países, a fim de proporcionar benefícios de longo prazo para o desenvolvimento de crianças e populações vulneráveis em todo o Sul Global.

Faça o download »

Publicação

Experiências de Países – Togo

A colaboração do Togo com o WFP CoE começou em 2014, quando uma delegação do país veio ao Brasil em uma Visita de Estudos, para aprender sobre a experiência brasileira em alimentação escolar com compras locais. Desde então, o WFP CoE tem se engajado continuamente com o WFP Togo e o governo do país, dedicado a estabelecer as bases legais e normativas que podem garantir a existência e orientar a implementação da alimentação escolar no Togo. Ao longo dos anos, o WFP CoE apoiou o desenvolvimento da Política Nacional de Alimentação Escolar e da Lei de Alimentação Escolar, mantendo um envolvimento e apoio consistentes ao governo do Togo e ao escritório do WFP no país.

Faça o download »

Biblioteca