Biblioteca

Publicação

Relatório Anual 2021

Em 2021, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) celebrou 10 anos de criação. Ao longo do ano, o Centro de Excelência manteve a trajetória de adaptação das suas operações para fazer frente aos crescentes desafios impostos pela pandemia e também ao aumento das desigualdades ao redor do mundo. Neste Relatório Anual, saiba como as ações desempenhadas contribuíram para apoiar os países e parceiros locais nas ações de Cooperação Sul-Sul para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 2 e 17.

Faça o download »

Publicação

Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras

O consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) tem sido apontado como importante fator para a garantia da saúde, boa nutrição e prevenção de doenças crônicas, incluindo a obesidade e o câncer. A expectativa é que esta publicação, elaborada em conjunto pelo Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer, Opas/OMS, FAO e Centro de Excelência do WFP, inspire outros territórios na adoção de estratégias inovadoras e criativas capazes de responder aos constantes desafios do acesso e consumo das FLV. No âmbito internacional, acredita-se que essa experiência brasileira pode inspirar iniciativas semelhantes na Região das Américas que, apesar de contextos distintos, apresentam desafios similares.

Faça o download »

Publicação

Reabertura com segurança: Diretrizes do FNDE

A partir do segundo semestre de 2021, com o avanço da vacinação e o estabelecimento de protocolos de segurança, a maior parte das quase 40 milhões de crianças e adolescentes matriculados na rede pública no Brasil retornou às aulas presenciais de forma integral ou parcial. Este breve resumo aponta as principais recomendações do governo brasileiro para a retomada segura das refeições escolares, com base na estratégia adotada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).  

 

Faça o download »

POLICY BRIEF #5

Alimentação Escolar de Comunidades Tradicionais: O PNAE quilombola

O Brasil possui um dos maiores e mais estabelecidos programas de alimentação escolar do mundo, servindo diariamente a mais de 40 milhões de alunos em todas as regiões do país. Implementar esse programa em um país de dimensões continentais e com rica variedade étnica e cultural requer constante inovação e atenção às necessidades próprias de cada comunidade. O presente policy brief apresenta os desafios e soluções encontrados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para atender às necessidades e contexto de comunidades tradicionais quilombolas.

Faça o download »

Publicação

Diálogos Regionais sobre Frutas, Legumes e Verduras

Este documento apresenta uma síntese dos debates realizados durante os Diálogos Regionais sobre Frutas, Legumes e Verduras, uma série de cinco encontros, um para cada macrorregião do Brasil, que tiveram como objetivo o compartilhamento de experiências inovadoras que fortalecem a produção, o abastecimento e o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV). Nos Diálogos, foram apresentadas as particularidades de cada região em relação aos desafios e oportunidades para a formulação e implementação de políticas e ações que promovem a saúde, a alimentação adequada e saudável e fortalecem os sistemas alimentares saudáveis, justos e sustentáveis. 

Faça o download »

Publicação

Policy Brief #2 Obesidade infantil

A obesidade entre crianças e adolescentes é resultado de uma série complexa de fatores genéticos, individuais, comportamentais e ambientais que atuam em múltiplos contextos. Para a prevenção e atenção à obesidade, é fundamental a adoção de políticas intersetoriais e medidas para reverter ambientes promotores da obesidade. Este documento traz as experiências do Brasil, da Colômbia e do Peru na atenção à obesidade, como parte do Projeto de Cooperação Sul-Sul para o Enfrentamento da Múltipla Carga da Má Nutrição em Escolares (Nutrir o Futuro), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação.

Faça o download »

LIVRO

UMA DÉCADA DE COOPERAÇÃO – 10 anos do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil

Foi sob a égide da Cooperação Trilateral que surgiu o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil. Como resultado de uma parceria inovadora entre o WFP e o governo brasileiro, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Centro de Excelência do WFP no Brasil foi oficialmente lançado no dia 07 novembro de 2011. Este livro apresenta histórias que nasceram do trabalho de apoio a mais de 80 países na África, na Ásia e na América Latina.

Faça o download »

POLICY BRIEF #4

Alimentação Escolar de Comunidades Tradicionais: O PNAE indígena no Amazonas

O Brasil possui um dos maiores e mais estabelecidos programas de alimentação escolar do mundo, servindo diariamente a mais de 40 milhões de alunos em todas as regiões do país. Implementar esse programa em um país de dimensões continentais e com rica variedade étnica requer constante inovação, além de atenção contínua às necessidades próprias de cada comunidade. Este novo Policy Brief apresenta os desafios e soluções na oferta de alimentação escolar a populações indígenas, por meio da experiência bem-sucedida de adequação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) às necessidades e contexto de comunidades tradicionais no Amazonas.  

Faça o download »

Publicação

Experiência de Países: Bangladesh

O documento, desenvolvido em parceria com o Governo de Bangladesh e com o WFP local, detalha a jornada do país no desenvolvimento do seu programa nacional de alimentação escolar e o papel do Centro de Excelência contra a Fome do WFP nesse processo. O fornecimento de alimentos em escolas em Bangladesh começou em 2001, quando o WFP fez uma parceria com o governo para lançar um programa de alimentação escolar nas áreas mais vulneráveis do país. Em 2012, com apoio do Centro de Excelência, uma delegação de Bangladesh fez uma visita de estudos de alto nível ao Brasil para conhecer a experiência do país com a alimentação escolar e seu sólido quadro institucional para a segurança alimentar e nutricional.

Faça o download »

Publicação

Análise de Custo-Benefício São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe realizou a Revisão Estratégica “Fome Zero” em 2018, no contexto dos esforços do governo do país e do mandato do Programa Mundial de Alimentos para uma transição rumo a um programa nacional de alimentação escolar gerido nacionalmente. Dentre as conclusões e recomendações do documento, está a necessidade de uma estimativa de custo-benefício do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE) e é este o foco desta publicação. A análise concentra-se nos componentes de custo do PNASE e faz uma análise de potenciais benefícios trazidos pelo Programa e os custos atuais e reais de se investir em alimentação escolar em São Tomé e Príncipe dentro dos moldes atuais.

Faça o download »

Biblioteca