Biblioteca

Apoio Remoto

WFP Centro de Excelência Brasil Virtual Exchanges: Apoio Remoto aos Países

Desde 2011, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP (CoE ou Centro) presta apoio técnico, presencial ou remoto, e fortalece capacidades em contextos de desenvolvimento na África, na Ásia e na América Latina. O Plano Estratégico do WFP 2017-2021 e a Agenda 2030 dão ao Centro a oportunidade de fortalecer seu marco operacional e conceitual de apoio remoto para contribuir ainda mais para os esforços e resultados nacionais relativos ao ODS2.

Faça o download »

Boas Práticas #2

Financiando Alimentação Escolar

O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos lança hoje a segunda publicação da Série Boas Práticas, trazendo exemplos de ferramentas de financiamento de Programas de Alimentação Escolar bem-sucedidos em diversos países e diferentes contextos.

Faça o download »

Boas Práticas #1

Alimentação Escolar nos Países de Língua Portuguesa

O Centro de Excelência contra a Fome lançou a primeira publicação da Série Boas Práticas, que traz exemplos de sucesso de programas de alimentação escolar realizados em países de língua portuguesa. O documento compila processos, leis e estratégias implementados em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil e Moçambique.

Faça o download »

Policy Brief #3

A Base Legal e Política do PNAE: Construindo um Caminho para a Alimentação Escolar Sustentável

O WFP Centro de Excelência contra a Fome lançou um novo policy brief chamado “A Base Legal e Política do PNAE – Construindo um Caminho para a Alimentação Escolar Sustentável”. A publicação apresenta uma linha do tempo da alimentação escolar no Brasil, retratando o caminho brasileiro até a implementação de um programa nacional de alimentação escolar vinculado à agricultura local, o PNAE. O texto destaca a necessidade de se considerar um contexto mais amplo de combate à fome no país, por meio de bases legais e institucionais da segurança alimentar e nutricional desenvolvidas entre 1955 e 2010.

Faça o download »

Policy Brief #2

Educação Alimentar e Nutricional em Escolas Brasileiras

O Centro de Excelência contra a Fome lançou um novo policy brief sobre como o programa brasileiro de alimentação escolar integrou a educação alimentar e nutricional ao ambiente escolar. O documento provê um panorama da educação alimentar e nutricional no Brasil e discute os dois caminhos percorridos para incluir a educação alimentar e nutricional do currículo básico das escolas e as políticas públicas construídas para embasar essa estratégia.

Faça o download »

Policy Brief #1

Financiamento do PNAE

O Centro de Excelência contra a Fome e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Brasil publicaram o artigo Financiamento do PNAE, que explica a gestão financeira do programa brasileiro de alimentação escolar e o histórico de seu financiamento desde sua criação.

Faça o download »

Parceria WFP Centro de Excelência e União Africana

Parceria WFP Centro de Excelência e União Africana

O Centro de Excelência contra a Fome do Brasil lançou uma nova publicação que apresenta a colaboração entre o Centro e a Comissão da União Africana em defesa da alimentação escolar. A parceria vem apoiando os estados membros da União Africana em seus esforços para ampliar a alimentação escolar vinculada à agricultura familiar no continente africano.

Faça o download »

Experiência Brasileira

Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar

O Manual e seus anexos apresentam as etapas e modo de funcionamento definidos para a compra da agricultura familiar, para o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE. Contendo o passo a passo de todo o processo, apresenta desde a elaboração de orçamento, perpassando articulação com atores institucionais, elaboração de cardápio, chamadas públicas, contratos e controle de qualidade e recebimento e pagamento dos produtos.

Faça o download »

Experiência Brasileira

Manual de apoio para as atividades técnicas do Nutricionista no Âmbito do PNAE

A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional do PNAE elaborou este Manual, com o intuito de orientar a respeito de estratégias práticas para a execução e operacionalização das atribuições dos nutricionistas no âmbito do Programa, que são de fundamental importância, uma vez que os materiais existentes ainda não esgotam o tema, sendo necessário o desenvolvimento de novas informações relativas às possibilidades de sanar as principais dificuldades e obstáculos de atuação desse profissional no PNAE.

Faça o download »

Experiência Brasileira

Material Orientativo para Manipulação de Alimentos que Atuam na Alimentação Escolar

Esta publicação é um material de apoio, com o objetivo de fornecer embasamento teórico e científico aos profissionais atuantes no Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE), para a formação de manipuladores de alimentos que atuam no Programa. Este documento é destinado aos responsáveis pela formação dos manipuladores de alimentos das escolas, incluindo gestores, setor pedagógico e de alimentação escolar, nutricionistas, entre outros.

Faça o download »

Biblioteca