Biblioteca

School Feeding and Social Protection in Brazil with the COVID-19 Pandemic
Escolas públicas e privadas suspenderam aulas em todo o Brasil como parte das ações de prevenção do Covid-19. Isso significa que as quase 40 milhões de crianças e adolescentes matriculados na educação básica – e que também se beneficiam das refeições diárias da escola – não recebem mais esse serviço. A publicação apresenta as ações em andamento nos estados e municípios brasileiros para manter a distribuição da alimentação escolar durante a crise.

Relatório Anual WFP Centro de Excelência contra a Fome Brasil 2019
O Relatório Anual 2019 do WFP Centro de Excelência contra a Fome Brasil apresenta as atividades realizadas e os resultados alcançados ao longo do ano. O documento está dividido em quatro grandes eixos: Serviços de Assessoria e Assistência Técnica; Promoção de Parcerias; Serviços de Advocacy; e Gestão do Conhecimento. interno. O ano de 2019 teve grandes momentos de fortalecimento e ampliação de parcerias, e também adotamos soluções inovadoras. Foi um ano de trabalho árduo que abriu caminho para a intensificação das atividades para os próximos anos, especialmente porque 2020 marca o início da Década de Ação para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Confira o Relatório Anual de Atividades do WFP Centro de Excelência contra a Fome Brasil 2019.

WFP Centro de Excelência Brasil Virtual Exchanges: Apoio Remoto aos Países
Desde 2011, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP (CoE ou Centro) presta apoio técnico, presencial ou remoto, e fortalece capacidades em contextos de desenvolvimento na África, na Ásia e na América Latina. O Plano Estratégico do WFP 2017-2021 e a Agenda 2030 dão ao Centro a oportunidade de fortalecer seu marco operacional e conceitual de apoio remoto para contribuir ainda mais para os esforços e resultados nacionais relativos ao ODS2.

Financiando Alimentação Escolar
O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos lança hoje a segunda publicação da Série Boas Práticas, trazendo exemplos de ferramentas de financiamento de Programas de Alimentação Escolar bem-sucedidos em diversos países e diferentes contextos.

Alimentação Escolar nos Países de Língua Portuguesa
O Centro de Excelência contra a Fome lançou a primeira publicação da Série Boas Práticas, que traz exemplos de sucesso de programas de alimentação escolar realizados em países de língua portuguesa. O documento compila processos, leis e estratégias implementados em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil e Moçambique.

A Base Legal e Política do PNAE: Construindo um Caminho para a Alimentação Escolar Sustentável
O WFP Centro de Excelência contra a Fome lançou um novo policy brief chamado “A Base Legal e Política do PNAE – Construindo um Caminho para a Alimentação Escolar Sustentável”. A publicação apresenta uma linha do tempo da alimentação escolar no Brasil, retratando o caminho brasileiro até a implementação de um programa nacional de alimentação escolar vinculado à agricultura local, o PNAE. O texto destaca a necessidade de se considerar um contexto mais amplo de combate à fome no país, por meio de bases legais e institucionais da segurança alimentar e nutricional desenvolvidas entre 1955 e 2010.

Educação Alimentar e Nutricional em Escolas Brasileiras
O Centro de Excelência contra a Fome lançou um novo policy brief sobre como o programa brasileiro de alimentação escolar integrou a educação alimentar e nutricional ao ambiente escolar. O documento provê um panorama da educação alimentar e nutricional no Brasil e discute os dois caminhos percorridos para incluir a educação alimentar e nutricional do currículo básico das escolas e as políticas públicas construídas para embasar essa estratégia.

Financiamento do PNAE
O Centro de Excelência contra a Fome e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Brasil publicaram o artigo Financiamento do PNAE, que explica a gestão financeira do programa brasileiro de alimentação escolar e o histórico de seu financiamento desde sua criação.

O Centro de Excelência contra a Fome do Brasil lançou uma nova publicação que apresenta a colaboração entre o Centro e a Comissão da União Africana em defesa da alimentação escolar. A parceria vem apoiando os estados membros da União Africana em seus esforços para ampliar a alimentação escolar vinculada à agricultura familiar no continente africano.

Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar
O Manual e seus anexos apresentam as etapas e modo de funcionamento definidos para a compra da agricultura familiar, para o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE. Contendo o passo a passo de todo o processo, apresenta desde a elaboração de orçamento, perpassando articulação com atores institucionais, elaboração de cardápio, chamadas públicas, contratos e controle de qualidade e recebimento e pagamento dos produtos.