Biblioteca

Experiência Brasileira

Manual para aplicação dos Testes de Aceitabilidade Ministério da Educação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

O PNAE e os CECANEs da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desenvolveram este manual
com vistas a explicar os procedimentos de maneira prática para aplicação dos testes de aceitabilidade no ambiente escolar, a fim de garantir o cumprimento da Resolução CD/FNDE nº 26/20132, consolidando o controle de qualidade dos alimentos ofertados na alimentação escolar. Em 2017, foi realizada revisão e atualização do manual pelo CECANE UFRGS, diante da necessidade de adequação do documento à luz da legislação vigente.

Faça o download »

Experiência Brasileira

Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Esta publicação é fruto de um processo amplo de incentivo ao debate e à prática de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na Educação Infantil. Uma publicação que dá visibilidade a iniciativas criativas e transformadoras experimentadas em diferentes realidades do Brasil, expressando a riqueza, a diversidade e a potência da EAN nas escolas públicas brasileiras e mostrando que esse caminho é possível e já está sendo trilhado por diferentes atores.

Faça o download »

Experiência Brasileira

Guia de Referência sobre Alimentação Escolar para Estudantes com necessidades alimentares especiais

Este Caderno de Referência e seus folhetos anexos contêm orientações dietéticas destinadas exclusivamente a subsidiar a elaboração de cardápios especiais para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e não substituem o atendimento e a prescrição de médicos,
nutricionistas ou de outros profissionais de saúde. O Guia está baseado em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), consensos e diretrizes nacionais e legislações, cabendo adaptação em função de PCDT distrital, estaduais ou municipais, ou de decisão do responsável técnico.

Faça o download »

Relatório Anual

WFP Centro de Excelência contra a Fome no Brasil 2018

O Centro de Excelência contra a Fome lançou seu relatório anual de 2018. O documento destaca os impactos das atividades do Centro em países parceiros. Ao longo do ano, o Centro de Excelência contra a Fome do PMA realizou contribuições concretas para o fortalecimento dos programas de alimentação escolar em 17 países, o que beneficiou aproximadamente quatro milhões de crianças e milhares de agricultores familiares.

Faça o download »

Artigo

Aproveitando o potencial da cooperação Sul-Sul: usando o intercâmbio de conhecimentos para alcançar a segurança alimentar e nutricional

Este artigo analisa a trajetória do WFP Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos Brasil (WFP CoE) ao fornecer assistência técnica e facilitar o diálogo político entre os países do Sul Global, contribuindo ainda mais para três recomendações relacionadas ao Plano de Ação de Buenos Aires: 24, 25 e 32. Para esse fim, o artigo usou a parceria do CoE com a União Africana como uma vitrine do alinhamento com as três recomendações.

Faça o download »

Biblioteca