Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

16/02/2018

Missão à Costa do Marfim: fortalecimento da Cooperação Sul-Sul

Vice Presidente da Costa do Marfim Daniel Kablan Duncan

 

A Costa do Marfim está comprometida com o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 e estabeleceu a eliminação da fome e da má-nutrição como sua prioridade. O Programa Mundial de Alimentos está apoiando os esforços do governo para promover o crescimento inclusivo e reduzir a pobreza e a vulnerabilidade, e o Centro de Excelência no Brasil está provendo apoio técnico em áreas como Fome Zero, alimentação escolar e cooperação Sul-Sul.

 

De 15 de janeiro a 5 de fevereiro, Christiani Buani, chefe de Programa do Centro de Excelência no Brasil, realizou uma missão a Abidjan, e uma segunda missão vai acontecer de 17 de fevereiro a 17 de março. Christiani apoiando tecnicamente as discussões para a finalização da política e da estratégia de alimentação escolar da Costa do Marfim e da análise da situação da Fome Zero no país. Outro objetivo da missão técnica é liderar e facilitar sessões de trabalho para definir o propósito e os marcos de atuação de um novo centro de excelência que vai replicar na região da África do Oeste a experiência exitosa de cooperação Sul-Sul do Centro de Excelência sediado no Brasil.

 

Processo

A Costa do Marfim fez sua primeira visita de estudos ao Brasil em 2013. Desde então, o Centro de Excelência tem realizado assistência técnica ao governo em alimentação escolar e Fome Zero. Em dezembro de 2017, uma segunda visita de estudos aconteceu, liderada pelo vice-presidente do país, Daniel Kablan Duncan.

 

O objetivo da segunda visita de estudos foi fortalecer as atividades de intercâmbio de conhecimentos entre o Brasil e a Costa do Marfim nas áreas de alimentação escolar, segurança alimentar e proteção social. A possibilidade de criar um centro de excelência em Abidjan já estava em discussão. O novo centro será parte da parceria entre o governo marfinense e o Programa Mundial de Alimentos para eliminar a fome e a má-nutrição.

 

Christiani Buani vai apoiar a organização dos marcos de atuação do centro de excelência marfinense e o processo de planejamento estratégico. Ela vai desenvolver um plano de trabalho, estabelecer metas e objetivos, desenhar um orçamento, manter uma lista de atores essenciais e liderar o processo de criação do novo centro. Com base na experiência brasileira de criação de um centro de excelência conjunto, Christiani vai apoiar o estabelecimento da parceria entre a Costa do Marfim e o WFP e a definição dos objetivos, papéis e responsabilidades das duas partes.

 

O Centro de Excelência no Brasil trabalha com 16 países na região da África do Oeste. O novo centro em Abidjan será uma importante ferramenta para que o WFP atenda à demanda crescente desses países por fortalecimento de capacidades e cooperação Sul-Sul nas áreas de Fome Zero e alimentação escolar.

VER TODOS TOUTES LES ACTUALITÉS SEE ALL NEWS
  • 19/10/2018

    Fórum Global de Nutrição Infantil celebra 20ª edição na Tunísia

  • 19/10/2018

    Centro participa de eventos sobre desigualdade e segurança alimentar