Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

16/03/2018

Pesquisadores avaliam metodologia de cooperação Sul-Sul do Centro de Excelência

Equipe da SIPA no Benim

 

O Centro de Excelência contra a Fome e a Escola de Relações Internacionais da Universidade Columbia estão trabalhando juntos para avaliar iniciativas de cooperação Sul-Sul para eliminar a fome na África do Oeste. Mais especificamente, uma equipe de pesquisa de Columbia está analisando a metodologia de cooperação Sul-Sul utilizada pelo Centro de Excelência no apoio a políticas públicas de segurança alimentar e nutricional em três países: Benim, Togo e Senegal.

Como parte da avaliação, um grupo de estudantes participou de uma visita de estudos ao Brasil de 12 a 15 de março, e um outro grupo foi ao Benim e ao Togo, de 11 a 16 de março. O grupo que visitou o Brasil se reuniu com representantes do Centro de excelência e do governo brasileiro, para se familiarizar com a abordagem e as ferramentas do Centro e com as políticas brasileiras que inspiram seus esforços de cooperação Sul-Sul.

O grupo que visitou o Benim e o Togo investigou elementos dos contextos locais relacionados ao desenho e à implementação de políticas de segurança alimentar e nutricional, inclusive leis, elaboração de programas e recursos financeiros. O time de pesquisadores se reuniu com representantes dos escritórios de país do Programa Mundial de Alimentos e do governo de ambos os países.

 

Equipe do Centro de Excelência contra a Fome e o time da Columbia em Salvador – BA

 

No Benim, a equipe foi a diferentes cidades para ver de perto o programa de alimentação escolar, visitar escolas e se reunir com funcionários das escolas e representantes do Departamento de Educação Primária e da Diretoria de Alimentação Escolar. No Togo, eles também visitaram escolas e se reuniram com o governo, inclusive o Ministério de Desenvolvimento e pontos focais de alimentação escolar. Eles tiveram a oportunidade de trocar informações com o comitê de gestão escolar, a associação de pais e com um grupo de merendeiras.

No Brasil, os pesquisadores se reuniram com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater/DF) e do Ministério de Desenvolvimento Social, além da Agência Brasileira de Cooperação. Eles também participaram do Seminário Internacional: Sustentabilidade dos Programas de Alimentação Escolar nos Países da CPLP. O evento aconteceu em Salvador e reuniu representantes dos ministérios da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

 

Antonio Garcia mostra seus golpes de Capoeira

 

Como resultado da parceria entre o Centro de Excelência e a Universidade Columbia, os pesquisadores vão preparar um relatório com os principais achados a respeito da metodologia do Centro e seus impactos no Benim, Togo e Senegal. O relatório também vai incluir uma série de recomendações para aprimorar a abordagem de cooperação Sul-Sul para a Fome Zero do Centro de Excelência.

VER TODOS TOUTES LES ACTUALITÉS SEE ALL NEWS
  • 19/10/2018

    Fórum Global de Nutrição Infantil celebra 20ª edição na Tunísia

  • 19/10/2018

    Centro participa de eventos sobre desigualdade e segurança alimentar