Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

05/10/2018

PMA e Costa do Marfim lançam Centro de Excelência regional

 

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) e o governo da Costa do Marfim assinaram no dia 5 de outubro um memorando de entendimento para a criação de um Centro de Excelência contra a Fome e a Má-nutrição na África do Oeste e Central. O Centro será um repositório de conhecimentos e boas práticas que possam contribuir para alcançar a meta de não deixar ninguém com fome na região.

O Centro será sediado em Abidjan, capital da Costa do Marfim. A nova instância de cooperação vai aproveitar a experiência do PMA e as boas práticas específica da Costa do Marfim e de outros países da região em áreas como agricultura familiar, manejo de perdas pós-colheita, controle da má-nutrição, convergência de nutrição, resiliência comunitária e proteção social.

“Esse Centro será uma incubadora de soluções e um ponto de encontro para o compartilhamento de soluções para a fome, adaptadas ao contexto africano”, afirmou Abdou Dieng, diretor regional do PMA para a África do Oeste e Central. “Há muitas abordagens bem-sucedidas para melhorar a segurança alimentar espalhadas pela região, mas poucas experiências chegam além de suas próprias fronteiras. Eu gostaria de agradecer à Costa do Marfim por dar esse passo significativo para nos ajudar a tirar proveito dessas ideias para garantir que as pessoas não tenham que dormir de barriga vazia na região”.

A Costa do Marfim priorizou a luta contra a má-nutrição e a fome em seu plano de se tornar uma nação emergente. O país desenvolveu modelos de sucesso de alimentação escolar vinculada à agricultura local e se comprometeu a compartilhar esses conhecimentos e recursos para dar escala aos esforços de outros países na mesma direção.

O Centro regional busca replicar a experiência bem-sucedida de cooperação Sul-Sul do Centro de Excelência contra a Fome baseado no Brasil. O Centro brasileiro apoiou países na África, Ásia e América Latina na luta contra a fome e promoveu modelos sustentáveis de alimentação escolar e outras redes de proteção social relacionadas à alimentação e à nutrição.

VER TODOS TOUTES LES ACTUALITÉS SEE ALL NEWS
  • 19/10/2018

    Fórum Global de Nutrição Infantil celebra 20ª edição na Tunísia

  • 19/10/2018

    Centro participa de eventos sobre desigualdade e segurança alimentar