Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

22/06/2018

Alimentação escolar é tema de encontro em Brasília

Foto: WFP/Alejandro Chicheri

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou de 19 a 21 de junho, em Brasília, o 5º Encontro dos Cecanes (Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar). O objetivo do encontro foi promover a troca de experiências e conhecimentos técnicos sobre a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O evento também buscou o estreitamento de relações entre secretarias estaduais de educação e representantes dos centros colaboradores.

O Centro de Excelência contra a Fome participou dos três dias de evento e fez uma apresentação sobre cooperação Sul-Sul e alimentação escolar, com base em sua experiência acumulada ao longo de quase sete anos promovendo a cooperação entre países em desenvolvimento na área de alimentação escolar. O programa brasileiro de alimentação escolar já serviu de inspiração para mais de 30 países desenvolverem suas próprias soluções para levar alimentos e nutrição para crianças em escolas.

 

Foto: FNDE/SauloCardoso

 

Cecanes

O Cecanes são centros vinculados a diferentes universidades brasileiras que têm como objetivo apoiar e aprimorar a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Esses centros apoiam o monitoramento do programa e fornecem assistência técnica a secretarias de Educação de estados e municípios. Atualmente, os Cecanes estão desenvolvendo oficinas regionais para levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar, como forma de melhorar o processo de compras de alimentos da agricultura familiar pelo Pnae.

Além de integrantes dos 16 Cecanes parceiros do FNDE, o encontro contou com representantes de 20 secretarias estaduais de Educação, conselheiros de alimentação escolar, gestores e técnicos do FNDE, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria Geral da União (CGU) e de outros órgãos envolvidos na gestão do Pnae. No total, foram mais de 100 participantes no encontro.

Segundo a coordenadora-geral do Pnae, Karine dos Santos, o encontro ainda serviu para nivelar a atuação dos Cecanes, seja ao prestar assessoria a estados e municípios, ao fazer pesquisas sobre a gestão do Pnae e também ao capacitar os agentes envolvidos na execução do programa. “Esta também é uma excelente oportunidade para saber quais as dificuldades mais presentes na execução do programa, para podermos apontar as soluções mais apropriadas”, afirmou a coordenadora.

VER TODOS TOUTES LES ACTUALITÉS SEE ALL NEWS
  • 15/11/2018

    Moçambique revisa proposta de estratégia de alimentação escolar

  • 14/11/2018

    Análise das iniciativas do Centro no oeste da África: relatório disponível