Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

17/11/2017

Sistemas alimentares sustentáveis são tema de simpósio na Costa do Marfim

O Centro de Excelência contra a Fome participou nos dias 16 e 17 de novembro do Simpósio Regional sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis para Dietas Saudáveis e Melhor Nutrição. Realizado na Costa do Marfim, o evento contou com a participação de 180 pessoas de 25 países e teve como objetivo reconhecer os benefícios de longo prazo de sistemas alimentares sustentáveis, dietas saudáveis e melhor nutrição para o desenvolvimento socioeconômico da África. O evento foi uma plataforma para atores discutirem a implementação de programas e iniciativas em benefício da nutrição e da saúde.

O diretor do Centro de Excelência, Daniel Balaban, moderou um painel sobre o fortalecimento de políticas públicas e o aprimoramento de conhecimentos e práticas para a adoção de dietas mais seguras e saudáveis, de modo a combater todas as formas de má-nutrição. Balaban destacou para os participantes a importância de uma abordagem multi-setorial em nutrição para que o continente africano possa alcançar seus objetivos nessa área.

Daniel Balaban destacou a importância da abordagem multi-setorial para a nutrição. Foto: WFP/João Cavalcante

O simpósio regional aconteceu após a realização do simpósio internacional sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis para Dietas Saudáveis e Melhor Nutrição, em 2016. O evento recomendou a realização de simpósios regionais para explorar experiências concretas de regiões e países sobre como identificar lacunas e aprimorar os sistemas alimentares de modo a prover uma dieta saudável, segura e nutricionalmente balanceada para as populações.

As discussões foram parte das atividades da Década de Ação sobre Nutrição das Nações Unidas (2016-2025), que pretende mobilizar apoio para erradicar todas as formas de má-nutrição. Também estiveram alinhadas à Declaração de Malabo, à Agenda 2063 da União Africana, à Estratégia Regional de Nutrição da África e à Iniciativa Renovada de Eliminação da Desnutrição na África. Todas essas iniciativas buscam abordar os desafios de nutrição no continente e se relacionam com compromissos globais em nutrição, inclusive os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Simpósio Regional foi organizado pela FAO e pela OMS.

Banco Africano de Desenvolvimento

Na Costa do Marfim, Daniel Balaban se reuniu com o diretor de parcerias do Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), Benedict Kanu, para discutir formas de estabelecer uma parceria entre o Banco e o Centro de Excelência para apoiar os países africanos em seus esforços para alcançar a segurança alimentar e nutricional.

Durante a reunião, Balaban apresentou a metodologia de trabalho do Centro e seus impactos no continente africano, inclusive a parceria com a União Africana. Kanu afirmou que o Banco vai apoiar todos os esforços para que a África alcance os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2 e 17, que tratam da Fome Zero e da cooperação entre países. Ele também afirmou que o AfDB está à disposição para estudar uma potencial parceria com o Centro de Excelência com vistas à promoção desses dois ODS.

Voltar
  • 12/07/2018

    O apoio do Centro de Excelência do PMA a países asiáticos

    Leia Mais
  • 06/07/2018

    Centro contribui com discussões sobre fome zero na Argélia

    Leia Mais