Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

20/10/2017

Vídeo conta história de quilombo na Paraíba

O Centro de Excelência contra a Fome, do programa Mundial de Alimentos da ONU, produziu um vídeo sobre o Quilombo do Bonfim, na Paraíba. O Bonfim foi o primeiro quilombo na Paraíba que teve seu território reconhecido. São aproximadamente 120 hectares sob o domínio de 39 famílias quilombolas – das quais 28 são chefiadas por mulheres. No quilombo, as famílias vivem da produção de mandioca, batata-doce, pimentão, hortaliças, frutas como banana, abacaxi, laranja, limão e tangerina, vendidos no mercado da região e para o PNAE e o PAA.

O vídeo traz o depoimento de uma das líderes da comunidade e de sua filha, que compartilham histórias comoventes da família antes de terem o território do quilombo do Bonfim reconhecido. No vídeo, fica claro que a luta pela segurança alimentar em territórios rurais e, sobretudo, territórios quilombolas, está estritamente relacionada com a conquista da terra.

As imagens do vídeo foram feitas durante a visita de estudos de uma delegação do Quênia à Paraíba. Os representantes do governo queniano vieram ao Brasil em 2016 para conhecer os programas brasileiros de desenvolvimento social. A história do Quilombo do Bonfim é tão interessante que decidimos compartilhar.

Assista ao vídeo.

Voltar
  • 16/02/2018

    Estudos de caso sobre proteção social em países africanos

    Leia Mais
  • 16/02/2018

    Missão à Costa do Marfim: fortalecimento da Cooperação Sul-Sul

    Leia Mais