As celebrações da 8ª edição do Dia Africano da Alimentação Escolar, comemorado anualmente no dia 1º de março, acontecem este ano em Addis Abeba, Etiópia, com o tema “Impulsionar os sistemas locais de aquisição de alimentos e as cadeias de valor regionais no contexto da Área Continental de Livre Comércio da África (AfCFTA) para a Alimentação Escolar com Compras Locais”.
As atividades iniciaram no dia 27 de fevereiro e se estenderam até o dia 1º de março, com atividades e palestras que mostraram o impacto de programas de alimentação escolar com compras locais para países africanos. O Brasil participou do evento por meio de uma delegação composta por membros do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
A data foi instituída em 2016 pelos chefes de estado da União Africana após uma delegação realizar uma visita de estudos ao Brasil para ver de perto a abordagem brasileira de alimentação escolar e discutir os termos de colaboração do Centro de Excelência contra a Fome com a União Africana. O Dia Africano da Alimentação Escolar marca o compromisso dos países africanos com a promoção de programas de alimentação escolar como estratégia para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“É impressionante o avanço de países do continente africano, como é o caso da Etiópia, no desenvolvimento de programas nacionais de alimentação escolar. Hoje já atendem quase 5 milhões de alunos com recursos próprios. E reconhecem e agradecem o apoio recebidos pelo governo brasileiro, por meio do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, para chegarem no patamar atual. Viver essa experiência já vale à pena todo o trabalho realizado”, disse o Diretor do Centro de Excelência do WFP no Brasil, Daniel Balaban, que participou dos três dias de comemoração.
Celebrações e eventos
As celebrações do Dia Africano da Alimentação Escolar desse ano contemplaram três momentos. No primeiro dia, 27 de fevereiro, um evento online juntou as celebrações em Addis Abeba e Marrakech, no Marrocos. A abertura do evento foi realizada pela União Africana e pelos ministros da educação da Etiópia e do Marrocos e contou com a apresentação dos programas de alimentação escolar dos países anfitriões e do Brasil. Além disso, o evento também teve a participação de altos representantes do Quênia, Ruanda, Zâmbia, Nigéria, Burundi, Gana, Mauritânia, Zimbábue, Benin, Chad e Egito.
Durante a apresentação brasileira, a Coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Solange Freitas, mostrou os avanços do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o processo de compras locais de alimentos como exemplos da experiência brasileira com alimentação escolar. No primeiro dia, também foi também apresentada a estrutura de trabalho da Aliança para a Alimentação Escolar (School Meals Coalition), uma iniciativa lançada em 2021 na Cúpula de Sistemas Alimentares com o objetivo de garantir que todas as crianças do mundo recebam uma refeição saudável na escola até 2030.
No segundo dia, 28 de fevereiro, em um evento no escritório do WFP na Etiópia, houve um encontro das delegações visitantes para uma conversa técnica seguida de visitas à escola municipal de Addis Abeba, Makedela Primary School, onde a prefeita da cidade, Adenech Abebe, mostrou as hortas cultivadas pelos alunos e o processo de alimentação escolar. Em seguida, as comitivas foram ao Geja Community Feeding Centre, que é mantido pela prefeitura com alimentos comprados dos pequenos agricultores para a alimentação de populações vulneráveis da capital.
A grande celebração aconteceu no dia 1º de março na sede da União Africana em Adis Abeba, em um evento híbrido com a participação dos Comissários da união África e ministros de diversos países para o lançamento do novo Relatório Bianual sobre Alimentação Escolar com Compras Locais, a principal publicação sobre o progresso continental na agenda da alimentação escolar. Na ocasião, o Diretor do Centro de Excelência, Daniel Balaban, apresentou o trabalho da instituição no apoio à implementação de programas de alimentação escolar junto a governos de países africanos.
“A importância dessa comemoração com os países do continente é muito grande. Houve um desenvolvimento de políticas de alimentação escolar em grande escala nos últimos anos. E para isso, a continuidade do nosso apoio no desenvolvimento dessas políticas é crucial para que, em futuro próximo, tenhamos todos os jovens estudantes africanos recebendo alimentação saudável e nutritiva em suas escolas”, reforçou Daniel Balaban.