A equipe técnica do projeto Além do Algodão, do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, junto com representantes do governo brasileiro, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e do escritório de país do WFP no Benim, participará de uma missão técnica ao Benim para promover capacitações com o objetivo de apoiar produtores de algodão e alimentos, além de realizar ações voltadas para segurança alimentar e nutricional. A missão ocorre entre os dias 3 e 12 de fevereiro na cidade de Copargo, Benim.
A ida da delegação complementa atividades que vêm sendo conduzidas pela equipe do projeto no país, como a implementação de campos-escola para demonstração de tecnologias de produção de alimentos, formações sobre banco de sementes, modalidades de contrato para mercados institucionais, base de dados que subsidiam a construção o de cadeias de valor sensíveis à nutrição, entre outras ações.
No primeiro dia de missão está prevista a visita a um mercado local, a uma escola e a uma cooperativa de agricultores familiares produtores de milho, para que a delegação possa compreender melhor o cenário pós-pandemia de Covid-19 e o contexto atual do país. Além disso, essa visita exploratória ajudará os integrantes da missão a entenderem a relação das atividades do projeto Além do Algodão com o projeto piloto do Programa Nacional de Alimentação Integral, atualmente conduzido pelo WFP e pelo governo do Benim.
O Além do Algodão é uma iniciativa conjunta do Centro de Excelência do WFP e do Governo Brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB), com o apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
Oficinas e capacitações
Durante a semana de missão, ocorrerão também formações que buscam promover a agricultura sustentável, a segurança alimentar e a nutrição saudável. Na programação, está inclusa uma oficina com agricultores e agricultoras a respeito da concepção e manutenção de um Sistema Agroflorestal Agroecológico (SAFA), conduzida pelo professor assistente na Universidade Federal da Bahia Mario Alberto dos Santos. Para consolidar as discussões teóricas, será instalada uma área experimental de SAFA de algodão e culturas alimentares associadas.
Já no eixo temático da nutrição, a professora Débora Porcino, titular da UFOB, conduzirá uma formação com as cozinheiras das escolas sobre boas práticas culinárias para diversificar os grupos alimentares fornecidos pela alimentação escolar, além de melhorar a qualidade das refeições servidas, o valor nutricional e o preparo de alimentos.
As atividades conduzidas pela UFOB acontecerão de maneira conjunta, com objetivo de evidenciar a relação entre a produção de alimentos, a segurança alimentar e as possibilidades de compra local. A interlocução entre os atores responsáveis pela produção, distribuição e consumo de alimentos possibilitada pelas formações e visitas serão fundamentais para observar quais pontos podem ser melhor desenvolvidos e interligados na constituição de Sistemas Alimentares Sustentáveis no âmbito do projeto Além do Algodão.