
No dia 21 de julho, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil promoveu um webinar com participação de representantes de 15 ministérios do governo de Bangladesh para apresentar as principais estratégias adotadas pelo Brasil no enfrentamento da fome e promover uma reflexão sobre a importância de políticas públicas intersetoriais e sustentáveis.
A sessão destacou a forma como a agricultura familiar e a alimentação escolar podem funcionar como pilares para o desenvolvimento social, a segurança alimentar e a redução da pobreza, a partir de uma abordagem integrada e coordenada entre diferentes setores do governo.
A abertura do webinar contou com as falas de Domenico Scalpelli, Diretor do WFP em Bangladesh, e de Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência no Brasil. Ambos ressaltaram a força da cooperação Sul-Sul e a longa trajetória de parceria entre o Brasil e Bangladesh.
Desde 2012, o Centro de Excelência e o WFP têm apoiado o governo de Bangladesh na construção e fortalecimento de seu programa nacional de alimentação escolar. Ao longo dessa trajetória, destacam-se marcos importantes, como a missão de estudos ao Brasil em 2012, seguido da elaboração da estratégia nacional de alimentação escolar e da publicação do estudo de caso que documenta os avanços do país na área.
Além disso, Bangladesh tem se destacado no cenário internacional ao aderir a importantes iniciativas de combate à fome e à pobreza. Em 2023, o país passou a integrar a Coalizão para Alimentação Escolar, assumindo compromissos ambiciosos, como ampliar a cobertura do programa nacional de alimentação escolar para 3,5 milhões de estudantes, substituir os biscoitos fortificados por refeições nutritivas e diversificadas, e integrar a alimentação escolar ao Programa de Desenvolvimento da Educação Primária até 2027.
Bangladesh também é membro da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e terá presença confirmada na próxima Cúpula da Coalizão, que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, em Fortaleza (Brasil).
O webinar faz parte dos esforços contínuos do Centro de Excelência para promover o intercâmbio de conhecimentos, fortalecer capacidades institucionais e apoiar os países parceiros na implementação de soluções eficazes e duradouras para a segurança alimentar.