A Política Nacional de Alimentação Escolar do Burundi foi aprovada pelo Conselho de Ministros do país em sua sessão de 14-15 de Novembro de 2018. O documento vai guiar as ações de alimentação escolcar no país e prevê a estruturação do programa nacional de alimentação escolar e sua expansão gradual, com base em um modelo descentralizado de implementação.
A nova política foi elaborada com apoio técnico do Centro de Excelência contra a Fome durante o o ano de 2017. Em seguida, o documento foi submetido à discussão com os diversos setores do governo e com a sociedade civil em uma consulta nacional realizada em abril de 2018.
A Política Nacional tem cinco objetivos:
1) aumentar o consumo de alimentos adequados e nutritivos para reduzir a insegurança alimentar entre crianças em idade escolar.
2) promover o desenvolvimento da agricultura e de comunidade locais.
3) melhorar os índices de desempenho escolar.
4) estabelecer um mercado estável para produtos alimentares locais produzidos por agricultores familiares.
5) promover parcerias e coordenação intersetorial e fortalecer a governança do programa de alimentação escolar.
A dimensão de articulação entre os setores é reforçada pela criação de um Comitê Intersetorial para o Programa de Alimentação Escolar, que reunirá os setores da educação, agricultura, saúde e outros ministérios com ações pertinentes para ao programa. Outros pontos importantes da política são o estabelecimento de critérios nutricionais para a oferta de refeições quentes, inclusive o respeito aos hábitos alimentares locais, e as orientações para as compras de produtores familiares locai