De 20 a 23 de novembro, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (WFP) no Brasil participou do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que teve como lema “Agroecologia na Boca do Povo”, na cidade do Rio de Janeiro. O evento recebeu mais de 5.000 participantes entre pesquisadores, estudantes, técnicos, extensionistas, agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais e movimentos sociais.
Ao longo de suas edições, o CBA tem se firmado como um ponto de referência em relação à agroecologia no Brasil e na América Latina. Isso se deve não apenas à sua dimensão e abrangência multiterritoriais, mas também à sua abordagem metodológica fundamentada em epistemologias críticas que reconhecem diferentes formas de conhecimentos, seja acadêmico ou popular. O CBA atua como um agente impulsionador de processos participativos e de diálogo abrangente entre a sociedade civil organizada, a academia e as instâncias governamentais, todos centrados na temática da agroecologia. Em 2023, o evento ocorre em um cenário que demanda urgentemente a construção de estratégias para o combate à fome que afeta milhões de pessoas em todo o país.
Nesse contexto, o Centro de Excelência do WFP realizou um relato da experiência do Projeto Além do Algodão, para compartilhar como o Centro de Excelência tem fortalecido sistemas alimentares, gerando autonomia e renda a agricultores e agricultoras familiares do Benim, Moçambique e Tanzânia por meio da Cooperação Sul-Sul Trilateral na área de agroecologia. A equipe do projeto pôde, ainda, acompanhar relatos de experiências de outros países no processo de transição agroecológica – como Burkina Faso – e acessar invenções, tecnologias sociais e metodologias participativas construídas por agricultores e grupos da sociedade civil organizada, fundamentais para os processos de compartilhamento de saberes.
Por fim, a equipe do Centro de Excelência participou do lançamento do livro “Inseguridad Alimentaria y Emergencia Climática: Sindemia Global y un Desafío para la Salud Pública en América Latina”, juntamente com o Departamento Nutrición Comunitaria del INHEM (Instituto Nacional de Higiene, Epidemiología y Microbiología) do governo de Cuba, que apresentou a implementação bem-sucedida do projeto PROACT, liderado pelo Programa Mundial de Alimentos em Cuba. O projeto teve como objetivo melhorar a resiliência do sistema alimentar local ao impacto de eventos climáticos extremos, especialmente na cadeia de valor de vegetais, e contribuiu para um suprimento de alimentos diversificado para escolas em sete municípios centrais do país.
“A presença do Centro de Excelência contra a Fome no Brasil no XII Congresso Brasileiro de Agroecologia foi importante para destacar a relevância da cooperação Sul-Sul na mitigação da fome e no aprimoramento de sistemas agroalimentares saudáveis em escala global. O Projeto Além do Algodão, por sua vez, tem desempenhado um papel significativo para transformações positivas na vida de mais de 11 mil agricultores e agricultoras beneficiários (diretos e indiretos)”, disse Thaynara Dias, Assistente Técnica em Desenvolvimento Rural do Centro de Excelência do WFP.
O projeto Além do Algodão é uma iniciativa conjunta do Centro de Excelência do WFP e do Governo Brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).