Na segunda-feira, 10 de junho, o Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Daniel Balaban, participou da 4ª edição do Fórum Nacional da Cadeia de Abastecimento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) sobre ESG (Environment, Social and Governance). O evento, que acontece anualmente, reuniu lideranças setoriais, empresariais e autoridades governamentais em um debate sobre os principais desafios estratégicos, econômicos, mercadológicos, institucionais e regulatórios da cadeia nacional de abastecimento.
Em 2024, o Fórum teve como objetivo apresentar propostas concretas para solucionar os desafios identificados e discutir as propostas surgidas ao longo dos Fóruns anteriores. No painel composto por apoiadores institucionais da Associação, Daniel Balaban traçou um breve panorama da atual situação da fome no Brasil e no mundo e apontou possíveis soluções para a erradicação do problema. “Hoje, os maiores causadores da fome no mundo são, primeiramente, os conflitos e as guerras que levam os pequenos agricultores familiares a serem deslocados das suas terras e a não conseguirem produzir. O segundo motivo que aumenta a fome no mundo são os desastres climáticos: as secas estão cada vez mais fortes, e as enchentes destruindo cada vez mais plantações” afirmou Daniel.
O Diretor do Centro de Excelência apontou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, que trata do fortalecimento dos meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável, como um dos caminhos a serem explorados para vencer o desafio. Para ele, o diálogo e a união, aliados ao desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas, são a solução para erradicar a fome. “Não existe mágica, tudo é consequência de políticas públicas. Se paramos de investir nas populações, aumenta o número de pessoas que caem abaixo da linha da miséria. É muito mais barato investir em políticas públicas de proteção do que arcar com os custos provenientes da fome e da extrema pobreza”, completa Daniel.
O painel também contou com a presença da Diretora de impacto da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Camila Valverde Santana, e de Fernando Gâmboa, sócio-lider de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e América do Sul.
O evento completo pode ser acessado aqui.