No dia 18 de novembro, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil se juntou a colegas do escritório regional do WFP da República Dominicana e do escritório regional do WFP para América Latina e Caribe (RBP) para uma discussão inicial com objetivo de estabelecer um plano de trabalho de colaboração conjunta para 2023.
Colegas da República Dominicana compartilharam uma breve visão geral de seu trabalho no país, o estado atual da alimentação escolar e as oportunidades identificadas para fortalecer ainda mais o programa existente em parceria com o governo dominicano, incluindo a Cooperação Sul-Sul e Triangular.
“Aqui na República Dominicana, notamos um interesse muito claro do governo no intercâmbio de informações e experiências com outros países, especialmente sobre proteção social e programas de alimentação escolar. Estamos agora finalizando nosso planejamento para o trabalho conjunto com o governo em 2023, onde identificamos as principais áreas de interesse e prioridades estratégicas, e estamos muito satisfeitos em poder incluir o apoio do Centro de Excelência nas atividades para o próximo ano”, disse Gabriela Alvarado, diretora de país do WFP na República Dominicana.
As unidades de Programas e Projetos do Centro de Excelência apresentaram as metodologias e ferramentas utilizadas pelo Centro para fornecer assistência técnica aos países, destacando o uso bem-sucedido do apoio remoto para chegar aos governos e escritórios do WFP nos países de forma rápida e econômica.
A iniciativa é parte de uma colaboração mais ampla entre o Centro de Excelência do WFP no Brasil e o escritório regional do WFP no Panamá, com o objetivo de atender à crescente demanda de apoio técnico e Cooperação Sul-Sul por parte dos países da região. O investimento que os países da América Latina e do Caribe fizeram em seus programas de alimentação escolar nas últimas décadas gerou uma riqueza de inovações que a região deseja compartilhar regional e globalmente, além de ter aumentado o interesse em assistência técnica para o desenvolvimento de novos programas.
“Nosso Centro de Excelência quer aprofundar a colaboração com países da América Latina e do Caribe dentro do WFP, disponibilizando não apenas as experiências do Brasil, mas também boas práticas e soluções de todo o mundo. Especialmente em um momento tão delicado de crise global, precisamos cada vez mais unir forças para que os países possam alcançar o desenvolvimento sustentável”, concluiu Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência do WFP.