Representantes do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) reuniram-se na manhã desta terça-feira, 3 de janeiro, com o presidente da República Democrática do Timor Leste, José Ramos-Horta, para apresentar o trabalho desenvolvido pelo Centro, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e propor parcerias. O encontro, que aconteceu na embaixada do Timor Leste em Brasília, trouxe a experiência brasileira da alimentação escolar como uma eficaz estratégia de combate à fome, além de apresentar medidas que o Brasil adota no combate à má nutrição, na produção de alimentos saudáveis e adequados e investimento em saneamento básico, entre outros programas sociais.
A Coordenadora de Projetos de Nutrição e Agricultura, Albaneide Peixinho, e o Vice-Chefe de Programas, Vinícius Limongi, apresentaram o trabalho da instituição com assistência técnica Sul-Sul para promoção de ações de combate à fome e destacaram o trabalho já realizado pelo Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Timor Leste. Albaneide também citou o trabalho dos projetos Além do Algodão e Nutrir o Futuro, ambos realizados em parceria com a ABC, voltados para garantir a segurança alimentar e o combate a múltipla carga da má nutrição em países da África, Ásia e América Latina. “Aprendemos muito com esses países e a aprendizagem é sempre em mão dupla. A gente traz para o Brasil também propostas de melhorias para os programas que existem aqui”, afirmou Albaneide.
Para garantir a continuidade das atividades com os países, o trabalho do Centro não se resume ao apoio técnico presencial, mas grande parte do trabalho é feito também no contato diário e contínuo com os países. Vinícius Limongi destacou o papel da Visita de Estudos Virtual no auxílio à criação e manutenção de programas de alimentação escolar em países da África, Ásia e América Latina. “O Timor foi o primeiro país que trabalhamos com uma visita ao Brasil”, citou Vinícius como um exemplo de cooperação dos últimos anos.
O embaixador da ABC, Ruy Pereira, conduziu uma apresentação sobre o trabalho da instituição, destacando os princípios da cooperação brasileira: horizontalidade, neutralidade, não-condicionalidade e os benefícios mútuos. “A cooperação é uma das vias pelas quais o Brasil voltará ao cenário internacional, ao ocupar o papel de protagonista que historicamente teve”, afirmou Ruy.
O presidente José Ramos-Horta afirmou que uma das suas prioridades no governo é a luta contra a pobreza. “É abominável que com os recursos financeiros que temos, derivados da nossa exportação honesta de petróleo e gás, ainda tenhamos tanta pobreza e subnutrição”, afirmou. Segundo ele, o presidente é um advogado da sociedade e pode influenciar o debate e decisões e tem papel fundamental na missão de diminuir desigualdades e acabar com a fome.
Também participou da reunião Luciana Mendonça Gottschall, Coordenadora de gestão orçamentária e financeira da alimentação escolar no FNDE, que apresentou o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar brasileiro, ressaltando o caráter suplementar à educação e como funciona o aporte do Governo Federal aos estados e municípios.
Estavam presentes também a embaixadora Luiza Lopes, o ministro José Solla, Coordenador-Geral de Cooperação Humanitária da ABC, Paulo Lima, responsável pela Cooperação Técnica Bilateral com PALOP e Timor Leste, e Plínio Pereira, responsável substituto pela Cooperação Trilateral com Organismos Multilaterais.
Timor Leste e Centro de Excelência: histórico
O governo do Timor Leste e o Centro de Excelência trabalham juntos desde 2011, quando uma missão técnica do Timor Leste esteve no Brasil para discutir o fortalecimento da alimentação escolar. A delegação timorense participou de reuniões institucionais em Brasília e, em seguida, realizou visita de campo a escolas urbanas e rurais e a fazendas de agricultores familiares na cidade de Orós (Ceará).
Em 2016, o apoio remoto do Centro de Excelência do WFP no Brasil foi inserido no seminário intitulado “Investimento em Nutrição – A base para o Desenvolvimento”. Esse evento foi organizado pelo escritório local do WFP no Timor Leste e pelo governo timorense, com o objetivo de ampliar a compreensão dos participantes a respeito da importância de intervenções específicas e multidimensionais no combate à desnutrição. Como resultado direto do seminário, o parlamento timorense aprovou, por unanimidade, uma resolução apoiando a decisão do governo de priorizar os esforços para assegurar o acesso à nutrição para mulheres e crianças pequenas, como forma de atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (erradicar a fome).
Já em 2018, representantes do governo de Timor Leste participaram do seminário internacional “Sustentabilidade dos Programas de Alimentação Escolar dos países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP)”, realizado no âmbito da X Reunião de Ministros da Educação da CPLP, em Salvador. No ano passado, em 2022, gestores de alimentação escolar e funcionários dos escritórios do Programa Mundial de Alimentos (WFP) de Angola, Timor Leste, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Brasil participaram, no dia 23 de agosto, de um diálogo online sobre melhores práticas na área da nutrição e principais desafios na implementação de programas de alimentação escolar.