De 27 a 29 de agosto aconteceu, em Goiânia, o 12º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA). O evento contou com uma vasta programação de workshops, cursos e plenárias, abordando as principais questões relacionadas ao setor. “A cotonicultura como vitrine da agricultura do amanhã” foi o tema central escolhido para a edição deste ano. O congresso, que acontece a cada 2 anos, foi apoiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável por fortalecer os programas de desenvolvimento da cadeia do algodão em países da África e da América Latina.
Agências como o PMA, FAO, OIT e PNUD, que desenvolvem projetos de cooperação junto à ABC, estiveram presentes no evento, trazendo consigo delegações de países da África e América Latina que somaram mais de 150 participantes, incluindo atores políticos, instituições de pesquisa, setor privado e classes representativas de cotonicultores. O Centro de Excelência contra a Fome do PMA, por meio do projeto Além do Algodão, organizou a vinda de representantes dos países-sócios Moçambique, Tanzânia, Quênia e Benim, para trocar conhecimentos com as demais delegações e apresentá-los à dinâmica produtiva do setor algodoeiro brasileiro.
ABC, países-sócios e PMA realizaram reuniões para discutir estratégias, fortalecer os compromissos na implementação dos projetos-países e estudar ações que complementem os projetos a serem desenvolvidos. Alguns exemplos destas iniciativas complementares são a utilização de inovações tecnológicas, diferentes conhecimentos técnicos e o desenvolvimento de novas políticas públicas.
Como resultados das reuniões e encontros realizados com os países-sócios, o projeto Além do Algodão ampliará a agenda de atividades nos países. No Benim, será realizada a missão de prospecção para construção do projeto-país, nas últimas semanas de setembro. Em Moçambique, será iniciado o processo de revisão e assinatura do projeto-país. Na Tanzânia, será realizada a missão de validação do diagnóstico do projeto-país, programada para o mês de outubro. No Quênia, o Diagnóstico-país será construído com a participação direta das instituições nacionais.
Side Event
PMA, FAO, OIT e PNUD, em conjunto com a ABC e a ABRAPA, realizaram um evento complementar paralelo ao congresso. O evento teve com objetivo discutir a importância da certificação sustentável do algodão como meio de garantir acesso aos mercados e oportunidades para outras cadeias produtivas, principalmente de alimentos associados ao plantio de algodão. O workshop, ministrado pelo especialista Scott Exo, detalhou o processo necessário para a aquisição da certificação BCI (Better Cotton Initiative). Exo destacou que o processo está condicionada à conscientização e orientação do cotonicultor, colaboradores e demais agentes da cadeia produtiva do algodão para a importância de relações trabalhistas justas e da responsabilidade socioambiental no campo.
Projeto Além do Algodão
O projeto Além do Algodão é uma iniciativa conjunta entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e o Centro de Excelência contra a Fome do PMA. A iniciativa pretende apoiar produtores familiares de algodão e instituições públicas de países africanos para conectar os subprodutos do algodão e as culturas alimentares associadas à produção de algodão a mercados estáveis, inclusive programas de alimentação escolar.