Nos dias 11 e 13 de maio, mais de 100 pessoas participaram do Tour Virtual “Vinculando a agricultura familiar às compras públicas no Peru e no Brasil”. O objetivo do evento foi promover um espaço de Cooperação Sul-Sul entre os governos peruano e brasileiro para compartilhar conhecimentos, boas práticas e lições aprendidas no desenvolvimento de programas de alimentação escolar local. Especialistas da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/MAPA) apresentaram o modelo de sucesso do país para a compra de insumos da agricultura local para a alimentação escolar.
“O Programa Nacional de Alimentação Escolar brasileiro é uma política de estado robusta, com um marco legal extenso baseado nos direitos à educação e à alimentação adequada e saudável na escola. Em tempos de pandemia, essa solidez e intersetorialidade foram chave para garantir a segurança alimentar dos alunos”, destacou Karine Santos, Coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os técnicos do governo brasileiro destacaram a importância de uma ação intersetorial, alcançando a saúde, a agricultura familiar, a economia e a educação. “É um processo coletivo. Passando por gestores públicos federais e estaduais, até a pessoa que vai estar lá no município, lá na ponta, e pelos nutricionistas, que vão elaborar os cardápios e que precisam ter um diálogo constante com a agricultura local. Todos precisam estar interligados para o sucesso da política”, disse Mateus Rocha, Coordenador Geral de Acesso a Mercados (SAF/MAPA).
Líderes peruanos dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Irrigação (MIDAGRI) e de Desenvolvimento e Inclusão Social (MIDIS) detalharam algumas percepções sobre o sistema de agricultura familiar no país, o novo arcabouço legal e as barreiras a serem enfrentadas durante a promoção da produção local nas compras públicas. O Peru também apresentou seu Programa Nacional de Alimentação Escolar, denominado Qali Warma, e suas duas experiências apoiadas pelo WFP e pela FAO neste tema, fortemente influenciadas pelo modelo brasileiro.
“O caso brasileiro inspirou diretamente o desenvolvimento do Programa de Alimentação Escolar do Peru, com o enfoque do direito à alimentação adequada, o aspecto multicultural, a articulação muito forte com as comunidades locais. O modelo dos Comitês de Acompanhamento de Alimentação, por exemplo, foi diretamente inspirado no modelo brasileiro”, afirmou Fanny Montellanos Carbajal, Vice-Ministra de Proteção Social do Peru.
A atividade foi organizada pelo WFP Peru, com o apoio do Centro de Excelência Contra a Fome do WFP no Brasil e do Escritório Regional do WFP no Panamá. O evento marcou a fase final de uma série de intercâmbios virtuais dentro do projeto “Promovendo a Participação de Pequenos e Médios Agricultores em Compras Públicas para Melhorar a Nutrição de Escolares no Peru”.
No encerramento do evento, o Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, Daniel Balaban, destacou a inovação desse tipo de cooperação técnica virtual. “O contexto atual da pandemia não nos permite estar juntos pessoalmente, compartilhando essas experiências no campo. Esse tour que fizemos nos últimos dias nos permitiu mergulhar nos programas brasileiro e peruano de maneira que acredito que nunca havia sido feita”, disse. “Em todos os meus anos trabalhando com alimentação escolar, essa é a primeira vez que participo em um intercâmbio de experiência de governos de forma totalmente virtual. Espero ver muitos mais intercâmbios nesse formato no futuro.”
Esta iniciativa de Cooperação Sul-Sul, que começou em abril de 2020, é implementada em coordenação com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).