Foi lançado nesta quinta-feira (09) o artigo “Alimentação escolar: uma estratégia única para combater a desigualdade, a pobreza e a fome e alcançar os ODS” no T20 Brasil, um grupo do G20 que reúne grupos de reflexão e centros de investigação dos membros do G20 e de países e organizações convidados.
O artigo é de autoria de especialistas do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil em parceria com funcionários do Programa Mundial de Alimentos (WFP) de outros países, com a Rockefeller Foundation, com a School Health and Nutrition do Reino Unido e com a Global Partnership for Education.
O artigo aponta que as crianças são hoje as mais vulneráveis às crises intersetoriais de pobreza, fome, educação precárias e mudanças climáticas. Os programas de alimentação escolar se apresentam como uma estratégia essencial para combater essas crises de forma sinérgica, abordando vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) com múltiplos benefícios e distribuindo alimentos em escala para crianças e jovens em idade escolar.
O texto compõe os 300 Policy Briefs que subsidiaram recomendações do T20 Brasil 2024 Communiqué, um documento que será entregue aos líderes do G20 Brasil Sherpa e da Finance Track no final da Midterm Conference. Essa é a primeira vez que o documento será entregue com antecedência, com objetivo de influenciar as negociações e a elaboração da declaração conjunta durante a Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024.
“É muito importante a participação do Centro de Excelência na elaboração deste artigo, que contribui com o mandato do T20 no eixo Task Force 01, relativo à eliminação da desigualdade, pobreza e fome”, afirmou Maria Giulia Senesi, da equipe de Programas do WFP Brasil, que acompanhou as reuniões do G20 em Brasília. “O WFP Brasil é um dos agentes ativos no conjunto de pessoas e de instituições de grande relevância que integram esse grupo temático que subsidia as ações do T20”, disse.