A Chefe de Programas do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Sharon Freitas, foi destaque na primeira edição da nova série Champion Cards, do grupo de trabalho de Cooperação Sul-Sul e Triangular (SSTC, na sigla em inglês) do Programa Mundial de Alimentos (WFP).
O objetivo da série é destacar profissionais que atuam como pontos focais para cooperação Sul-Sul do WFP em diferentes regiões e convidar outros funcionários a colocarem seus nomes como pontos focais de países para uma lista global de contatos do grupo de trabalho, que será divulgada através de canais internos da instituição.
Como primeira funcionária do Centro de Excelência, Sharon tem trabalhado com cooperação Sul-Sul há mais de 10 anos e acredita que esse modelo de cooperação é uma oportunidade para os países aprenderem e compartilharem suas melhores práticas. “Ao longo desses anos, vimos que muitos países que inicialmente vieram ao nosso Centro pedir apoio, agora estão dando apoio a seus vizinhos”, afirma.
Como exemplo, ela conta o caso de quando o Centro de Excelência recebeu, em 2014, Togo, Benin e Burundi para uma visita de estudos de duas semanas no Brasil. Com apoio do Centro de Excelência e dos escritórios do WFP nos países a discussão avançou na região e, em 2019, foi criado o Centro Regional de Excelência contra a Fome e a Desnutrição na em Côte D’Ivoire (CERFAM).
Apesar dos desafios e dificuldades causados pela COVID-19, pela crise global alimentar e pela crescente inflação, Sharon acredita que a instituição não perdeu a percepção de como é importante continuar a luta pelo fim da insegurança alimentar no mundo.
“A Cooperação Sul-Sul e Triangular tem uma grande influência na forma como as pessoas compartilham suas soluções e se apoiam mutuamente e está sendo cada vez mais alavancada para enfrentar os desafios globais. Muitos países estão se aproximando uns dos outros para encontrar soluções e se tornarem mais fortes. Isso dá a todos nós alguma esperança para o futuro”, finaliza.