Nesta quarta-feira, 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista no Brasil, data que marca o nascimento da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, atualmente conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil celebra todos os profissionais que dedicam sua carreira a auxiliar pessoas a alcançar uma alimentação mais saudável e nutritiva.
Para além de consultórios, clínicas e hospitais, os nutricionistas também atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e são fundamentais para garantir refeições escolares adequadas para estudantes de todo país. São eles que assumem as atividades de planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação de todas as ações de alimentação e nutrição no âmbito da alimentação escolar.
Dentro do PNAE, nutricionistas são responsáveis pelo diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos alunos, por estimular a identificação de alunos com necessidades nutricionais específicas, realizar ações de educação alimentar e nutricional, elaboração de cardápios, entre outras atividades importantes para o funcionamento das escolas e do programa.
Como parte da sua missão de combater a fome, promover hábitos alimentares saudáveis e compartilhar boas práticas na criação e aperfeiçoamento de programas de alimentação escolar em todo o mundo, o Centro de Excelência do WFP publicou, ao longo dos anos, diversos materiais que oferecem ferramentas e orientações adicionais para nutricionistas e outros profissionais que trabalham com alimentação escolar nos países parceiros. As publicações fazem parte da parceria entre o Centro de Excelência do WFP, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Agência Brasileira de Cooperação e estão disponíveis em português e inglês.
Conheça as publicações:
Educação Alimentar e Nutricional em Escolas Brasileiras
A publicação explica como o programa brasileiro de alimentação escolar integrou a educação alimentar e nutricional ao ambiente escolar. O documento provê um panorama da educação alimentar e nutricional no Brasil e discute os dois caminhos percorridos para incluí-la no currículo básico das escolas e as políticas públicas construídas para embasar essa estratégia.
Manual de apoio para as atividades técnicas do Nutricionista no âmbito do PNAE
A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional do PNAE elaborou este Manual com orientações práticas para a execução e operacionalização das atribuições dos nutricionistas no âmbito do Programa, que são de fundamental importância, uma vez que os materiais existentes ainda não esgotam o tema, sendo necessário o desenvolvimento de novas informações relativas às possibilidades de sanar as principais dificuldades e obstáculos de atuação desse profissional no PNAE.
Material Orientativo para Manipulação de Alimentos que Atuam na Alimentação Escolar
Esta publicação é um material de apoio, com o objetivo de fornecer embasamento teórico e científico aos profissionais atuantes no Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE), para a formação de manipuladores de alimentos que atuam no Programa. Este documento é destinado aos responsáveis pela formação dos manipuladores de alimentos das escolas, incluindo gestores, setor pedagógico e de alimentação escolar, nutricionistas, entre outros.
Manual para aplicação dos Testes de Aceitabilidade Ministério da Educação no PNAE
O PNAE e os CECANEs da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desenvolveram este manual para a explicar os procedimentos de maneira prática para aplicação dos testes de aceitabilidade no ambiente escolar, para garantir o cumprimento da Resolução CD/FNDE nº 26/20132, consolidando o controle de qualidade dos alimentos ofertados na alimentação escolar.
Jornada de Educação Alimentar e Nutricional
Esta publicação é fruto de um processo amplo de incentivo ao debate e à prática de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na Educação Infantil. Uma publicação que dá visibilidade a iniciativas criativas e transformadoras experimentadas em diferentes realidades do Brasil, expressando a riqueza, a diversidade e a potência da EAN nas escolas públicas brasileiras e mostrando que esse caminho é possível e já está sendo trilhado por diferentes atores.