Na última sexta-feira, 24 de fevereiro, o Diretor do Centro de Excelência contra a Fome e Representante do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Daniel Balaban se reuniu com o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o embaixador Ruy Carlos Pereira para discutir ações conjuntas para os próximos meses.
A parceria entre o Centro de Excelência e a ABC já se estende há mais de 10 anos e deu origem a projetos que apoiam o combate à fome e a desnutrição em países no mundo inteiro, como o Nutrir o Futuro e o Além do Algodão. “A ABC é uma agência fundamental para o sucesso da política brasileira de cooperação ao longo de seus mais de 30 anos de atividade e o Centro de Excelência, dentro de suas atividades, tem contribuído para que cada vez mais países ao redor do mundo tenham acesso às experiências brasileiras nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional. Nossos encontros permitem o planejamento de novas possibilidades de cooperação conjuntas”, afirmou Balaban.
Dentre as pautas levantadas, estiveram o protagonismo do Brasil na Cúpula de Sistemas Alimentares, cujo principal objetivo é reunir propostas e promover alianças entre diferentes stakeholders para avançar nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de promover o discurso público sobre a importância dos Sistemas Alimentares na Agenda 2030. Atualmente, o escritório regional do WFP no Panamá coordena o Grupo de Trabalho Interagencial das Nações Unidas de Sistemas Alimentares para América Latina e Caribe.
Outro ponto discutido entre os diretores foi a participação brasileira na Aliança para a Alimentação Escolar (School Meals Coalition). A Aliança é uma iniciativa crucial que surgiu da Cúpula de Sistemas Alimentares com o objetivo de garantir que todas as crianças do mundo recebam uma refeição saudável na escola até 2023. A nível global, o WFP faz a gestão geral da Aliança para a Alimentação Escolar sob a Divisão de Programas Escolares em sua Sede em Roma. O WFP apoia os Estados membros e as partes interessadas que participam da Aliança, mantém e desenvolve relações e mantém os membros informados e conectados. O Centro de Excelência tem buscado aderir aos objetivos da Aliança, agregando às melhores práticas, informações e suporte técnico produzidos pela iniciativa. A Aliança já conta com 76 membros, incluindo o Brasil.
Por fim, também houve uma conversa sobre o Dia Africano da Alimentação Escolar, celebrado anualmente no dia 1º de março. A data foi instituída em janeiro de 2016 pelos chefes de estado da União Africana após uma delegação realizar uma visita de estudos ao Brasil para ver de perto a abordagem brasileira de alimentação escolar e discutir os termos de colaboração do Centro de Excelência contra a Fome com a União Africana. “O Dia Africano da Alimentação Escolar marca o compromisso dos países africanos com a promoção de programas de alimentação escolar como estratégia para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e tem o Brasil como grande inspiração”, explicou Daniel.