A equipe de pesquisa da Columbia School of International and Public Affairs (SIPA) que está analisando a cooperação Sul-Sul do Centro de Excelência na África do Oeste apresentou seus principais achados durante a Oficina sobre Desenvolvimento da SIPA 2018.
A equipe concluiu que a cooperação Sul-Sul do Centro incentiva o compromisso político dos países da Áfrcia do Oeste para:
– priorizar programas de alimentação escolar nas políticas públicas nacionais;
– promover o apoio governamental a programas de alimentação escolar de modo a envolver todos os atores da administração nacional; e
– operacionalizar os marcos políticos por meio de planos estratégicos de implementação de iniciativas sustentáveis de alimentação escolar.
A equipe de pesquisa de Columbia está analisando a metodologia de cooperação Sul-Sul utilizada pelo Centro de Excelência no apoio a políticas públicas de segurança alimentar e nutricional em três países: Benim, Togo e Senegal.
Como parte da avaliação, um grupo de estudantes participou de uma visita de estudos ao Brasil de 12 a 15 de março, e um outro grupo foi ao Benim e ao Togo, de 11 a 16 de março. O grupo que visitou o Brasil se reuniu com representantes do Centro de excelência e do governo brasileiro, para se familiarizar com a abordagem e as ferramentas do Centro e com as políticas brasileiras que inspiram seus esforços de cooperação Sul-Sul.
O grupo que visitou o Benim e o Togo investigou elementos dos contextos locais relacionados ao desenho e à implementação de políticas de segurança alimentar e nutricional, inclusive leis, elaboração de programas e recursos financeiros. O time de pesquisadores se reuniu com representantes dos escritórios de país do Programa Mundial de Alimentos e do governo de ambos os países.
Pesquisas similares foram realizadas recentemente pela SIPA sonre iniciativas realizadas pelo PNUD, UNFPA, UM-Habitat, Unicef, ONU Mulheres, USAID, Banco Mundial, governos locais e nacionais e start-ups para ação social.
Por meio da oficina, a comunidade acadêmica de Columbia pôde explorar a intersecção de temas relacionados ao desenvolvimento com direitos humanos, responsabilidade social empresarial, temas humanitários, resolução de conflitos, educação, saúde pública, gênero, políticas ambientais, empreendedorismo e setor privado, além de meios de comunicação tradicionais e novos. A equipe vai produzir um relatório final para o Centro de Excelência em maio.