Foto: Ana Mascarenhas/WFP Brasil
Parceiros do projeto Nutrir o Futuro participam, entre 4 e 7 de outubro, do XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição – CONBRAN, que acontecerá em Maceió, Alagoas. Considerado o maior evento de nutrição do Brasil, o CONBRAN promove espaços para discussões relevantes sobre ciência, atuação profissional e novas tendências dentro da nutrição, o que tem impulsionado muitas políticas de saúde, alimentação e segurança alimentar e nutricional. Representando a equipe do projeto, participarão do evento especialistas do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, além de técnicos dos Ministérios da Saúde de Brasil, Colômbia e Peru, que são os países parceiros no projeto. Também estarão presentes representantes do escritório regional do WFP para a América Latina e Caribe, de secretarias estaduais de saúde e outros parceiros.
Neste ano, o CONBRAN tem como tema “Nutrição nas diferentes fases da vida: desafios para a promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional”. No dia 6 de outubro, o projeto Nutrir o Futuro promoverá uma oficina temática com foco na apresentação de boas práticas em alimentação e nutrição no Peru e na Colômbia, além de experiências exitosas encontradas em Minas Gerais, Pernambuco e no Distrito Federal. No mesmo dia, também acontece um seminário internacional que terá como tema as recomendações para a produção, abastecimento e consumo de frutas, legumes e verduras. “Esta é uma oportunidade única para compartilharmos os resultados do projeto Nutrir o Futuro até aqui e promover o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os países participantes e os profissionais de nutrição no Brasil”, ressaltou a coordenadora do projeto, Albaneide Peixinho.
O projeto de cooperação Sul-Sul para enfrentar a múltipla carga de má nutrição, chamado de Nutrir o Futuro, foi desenvolvido por meio da parceria entre a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde do Brasil, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) e a Agência Brasileira de Cooperação para a troca de experiências entre Brasil, Colômbia e Peru. O projeto tem produzido publicações sobre a múltipla carga da má nutrição e, especialmente, o sobrepeso e obesidade no Brasil e nos países cooperantes (Colômbia e Peru), além do fortalecimento de redes de conhecimento e participação em seminários nacionais e internacionais sobre o tema. Saiba mais aqui.