O Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul é comemorado em 12 de setembro. Por causa das restrições impostas pela COVID-19, um evento online, no dia 10 de setembro, marcou o papel vital da solidariedade e da colaboração internacional para apoiar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o papel da Cooperação Sul-Sul como meio para atingir esses objetivos.
O evento também marcou a publicação da 3ª edição das Good Practices in South-South and Triangular Cooperation for Sustainable Development. O novo volume reúne cerca de 200 boas práticas apresentadas por 35 Estados Membros, 23 entidades das Nações Unidas e muitos outros parceiros da área de desenvolvimento, incluindo organizações da sociedade civil e do setor privado. O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil compartilhou alguns exemplos de boas práticas que fazem parte da publicação.
O primeiro é sobre o trabalho colaborativo do WFP com a União Africana (UA) para incluir a alimentação escolar na Estratégia de Educação Continental para a África (CESA), encontrada na página 393 do documento. Por meio da cooperação Sul-Sul e Triangular, os escritórios do WFP e o Centro de Excelência no Brasil desenvolveram uma série de instrumentos, estruturas e documentos para tornar a alimentação escolar uma parte integrante do CESA. A entrega completa desses produtos ocorreu em 2020, e a UA está atualmente avançando com controle total. O documento também marca a importância da troca de conhecimentos entre a UA e o Governo do Brasil, especialmente com a Agência Brasileira de Cooperação e o Fundo Brasileiro para o Desenvolvimento da Educação.
Um segundo caso detalha como o Centro de Excelência do WFP usou tecnologias digitais para melhorar a Cooperação Sul-Sul e Triangular e forneceu assistência técnica para a mobilização de recursos (este caso pode ser encontrado na página 395). O texto menciona a assistência técnica prestada ao Nepal na ampliação do programa piloto de alimentação escolar do país e detalha a colaboração com a Gâmbia e o apoio fornecido pelo Centro de Excelência na vinculação do programa de alimentação escolar do país ao setor agrícola nacional e na preparação de projetos para solicitação de fundos internacionais.
Por fim, o terceiro caso em que o Centro de Excelência do WFP aparece foi o resultado de uma colaboração com o Escritório do WFP em Moçambique, apresentado na página 81. Ele mostra como o Centro de Excelência alimentou intercâmbios com a Agência Brasileira de Cooperação e o Fundo Brasileiro de Desenvolvimento da Educação por meio da na Cooperação Sul-Sul. Para este caso, a cooperação promoveu o estabelecimento e ampliação do programa de alimentação escolar de Moçambique (PRONAE), aproveitando a experiência e expertise do Governo do Brasil. O artigo destaca o processo, os resultados e os caminhos planejados pelo WFP em Moçambique e o novo projeto do Centro de Excelência, chamado Além do Algodão.
Sobre o Dia da ONU para Cooperação Sul-Sul
Para destacar a importância da Cooperação Sul-Sul, a Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua resolução 58/220, decidiu celebrar o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul em 12 de setembro de cada ano. A data comemora a adoção em 1978 do Plano de Ação de Buenos Aires para a Promoção e Implementação da Cooperação Técnica entre os Países em Desenvolvimento (BAPA).