
O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil inaugurou, em 8 de julho, o ciclo de encontros virtuais que visam promover o intercâmbio de experiências e boas práticas brasileiras e africanas no contexto do Projeto Além do Algodão, com foco na valorização da agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional e fortalecimento da cooperação Sul-Sul.
O primeiro webinário do ciclo teve como tema a “Experiência da Cooperação Sul-Sul na implementação do Projeto Além do Algodão” e contou com a participação de representantes do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores (ABC) e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), além dos professores Rafael Péron (Universidade Federal de Lavras), Luderlândio Silva (Universidade Federal de Campina Grande) e Mario Santos (Universidade Federal do Oeste da Bahia) representando as instituições brasileiras cooperantes parceiras na implementação do projeto em Moçambique, Tanzânia e Benim, respectivamente.
A Analista de Projetos da ABC, Mariana Falcão, destacou em sua fala a importância de compartilhar as boas práticas no âmbito do Projeto Além do Algodão. “Esse compartilhamento não só contribui para o desenvolvimento das capacidades institucionais e dos pequenos produtores de algodão, mas também para o aumento da renda e da segurança alimentar e nutricional desses pequenos agricultores e suas famílias, os conectando a mercados mais estáveis”, afirma.
Em outro momento, os professores das instituições cooperantes Rafael Péron (UFLA), Mario Santos (UFOB) e Luderlândio Silva (UFCG) comentaram o desenvolvimento e os resultados do Projeto em cada país. Péron afirmou que a combinação da produção do algodão com cultivos alimentares foi uma ação providencial para o sucesso do projeto em Moçambique. Já para Santos, a produção agroflorestal e agroecológica conduzida no Benim proporcionou um espaço de abundância de alimento e de vida, fundamental para a segurança e soberania alimentar. Por fim, Silva reforçou a potência da cooperação sul-sul na Tanzânia com a construção de cisternas para captação da água da chuva. “Com pouco tempo e pouco recurso, fizemos algo que ficou marcado para as comunidades e que irá gerar um efeito dominó.”
Os próximos webinários ocorrerão nos dias 13 de agosto e 24 de setembro e terão como temas: “Compras institucionais e acesso a mercados por pequenos produtores de algodão e culturas consorciadas” e “Agricultura sensível à nutrição: Produção diversificada e segurança alimentar e nutricional”, respectivamente. A transmissão acontece pelo youtube do Centro de Excelência, com tradução simultânea para inglês e francês.
Sobre o projeto
O Projeto Além do Algodão é uma iniciativa de Cooperação Sul-Sul Trilateral desenvolvida desde 2017, em parceria com o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o apoio técnico das Instituições Brasileiras Cooperantes: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O objetivo do Projeto é apoiar agricultores e agricultoras familiares que produzem algodão, fomentando a geração de renda, a segurança alimentar e a valorização da biodiversidade local, por meio da promoção de mercados para os subprodutos do algodão e culturas consorciadas.