Em 2021, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) celebrou 10 anos de atuação no Brasil. Ao longo do ano, o Centro de Excelência manteve a trajetória de adaptação das suas operações para fazer frente aos crescentes desafios impostos pela pandemia e também ao aumento das desigualdades ao redor do mundo. O Relatório Anual detalha como as ações desempenhadas apoiaram os países e parceiros locais nas ações de Cooperação Sul-Sul para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 2 e 17.
Apesar das dificuldades, 2021 também foi um ano em que muito mais pessoas puderam participar virtualmente de atividades antes realizadas exclusivamente de modo presencial: diálogos nacionais, regionais e internacionais sobre políticas de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional; construção de consenso e produção de conhecimento; e mobilização de atores para ações globais coordenadas, como a inédita Cúpula dos Sistemas Alimentares.
Além disso, o Centro de Excelência atuou intensamente na produção de publicações, organização de seminários técnicos e na promoção de outras formas de diálogo para construção e fortalecimento de políticas públicas nas áreas de nutrição, alimentação escolar e agricultura familiar. O projeto Nutrir o Futuro, por exemplo, lançou diversas publicações que destacam estratégias para o cuidado e prevenção da obesidade infantil, dentro do contexto do combate à múltipla carga da má-nutrição, que é o cerne do projeto.
A “Visita de Estudos Virtual: Brasil” também foi lançada em 2021, e teve o Lesoto como primeiro país participante. A Visita está ancorada na metodologia de Intercâmbios Virtuais, desenvolvida em parceria com o governo Brasileiro, para disseminação de boas práticas aos países cooperantes.
No âmbito do projeto Além do Algodão, as atividades de campo em Moçambique foram iniciadas e as negociações dos planos de trabalho anuais nos outros países participantes do projeto também avançaram. Além disso, novas parcerias estratégicas com os setores público, privado e sociedade civil foram criadas ou renovadas, apoiando iniciativas no Brasil e no mundo.