Ao longo do ano, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil renovou seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçou os laços com parceiros estratégicos e seguiu atuando no fortalecimento das capacidades nacionais por meio da cooperação Sul-Sul. Neste relatório anual, saiba como o intercâmbio de boas práticas brasileiras nas áreas de nutrição, agricultura familiar e alimentação escolar seguiu sendo a principal atividade do Centro de Excelência e como ela contribuiu para a consolidação dos ODS, especialmente para o alívio da pobreza (ODS 1) e buscando a erradicação da fome (ODS 2) por meio de alianças e cooperação (ODS 17).
O projeto Além do Algodão forneceu suporte no Benin, na Tanzânia e em Moçambique e estabeleceu mecanismos para a compra direta dos agricultores familiares e o aumento da produção de alimentos em sistemas diversificados de produção, a partir de uma visão holística e focada na agricultura sensível à nutrição e climaticamente inteligente. Já o projeto Nutrir o Futuro seguiu com ações estratégicas envolvendo o Brasil, a Colômbia e o Peru para o combate à obesidade e desnutrição infantil. O Centro de Excelência intensificou a busca de soluções para enfrentar a múltipla carga da má nutrição a partir de alianças com instituições públicas nacionais e dos setores de nutrição e saúde, consideradas essenciais para a gestão das políticas públicas de alimentação e nutrição.
A carteira online de serviços também foi ampliada, com a iniciativa Intercâmbios Virtuais, que permite otimizar os esforços de orientação e a cooperação entre países, reduzindo custos e democratizando o acesso ao conhecimento. Com isso, a equipe promovei visitas de estudos online e presenciais, trabalhando também na produção de conteúdo, na organização de conferências técnicas e na promoção de outras formas de diálogo para a construção e fortalecimento de políticas públicas nas áreas de nutrição, alimentação escolar e agricultura familiar.
Veja alguns destaques: