Passos que você pode seguir para fazer a diferença à medida que o mundo aquece
22 de julho de 2022, Jenny Wilson
Ondas de calor. Secas. Inundações. Os efeitos da crise climática podem ser esmagadores e nos deixam sem esperança. Mas enquanto o Programa Mundial de Alimentos alerta para uma crise alimentar global (e pede apoio para que US$ 22,2 bilhões cheguem a 152 milhões de pessoas este ano), há muito que podemos fazer para reduzir nosso impacto no planeta. Aqui estão algumas dicas para você começar!
Opinião: Devemos agir agora para construir resiliência em um ambiente em mudança
Consuma alimentos locais
Os alimentos são frequentemente transportados para todo o mundo antes de chegarem aos nossos pratos – produzindo muitas emissões nesse processo. Comer alimentos produzidos localmente é uma ótima maneira de reduzir seu impacto ambiental e apoiar pequenas empresas em sua comunidade. Melhor ainda se você for capaz de ter uma alimentação diversificada, com diferentes alimentos, em grande parte à base de plantas.
Ouça notícias positivas
Claro, é importante acompanhar o que está acontecendo no mundo, mas às vezes só precisamos ouvir algo positivo para nos inspirar a atuar. Existem ótimos podcasts, perfis nas redes sociais e meios de comunicação oferecendo notícias climáticas positivas. Algumas sugestões:
For What It’s Earth é um podcast que apresenta grandes problemas em episódios curtos.
O The Daily Climate tem uma seção chamada “Good News” que mostra histórias climáticas positivas de todo o mundo.
Repense sua viagem
O setor de transporte é um dos principais contribuintes para as emissões de gases de efeito estufa, fazendo com que as temperaturas globais aumentem. Sempre que possível, tente usar meios de transporte sustentáveis, como trens ou bicicletas. Ou que tal explorar um destino local ao invés de pegar um voo de longa distância?
Reduzir, reutilizar, reparar, reciclar
Aposto que você se lembra de sempre ser encorajado a reciclar? Embora a reciclagem seja melhor do que jogar itens no lixo, devemos primeiro tentar reduzir o que consumimos em primeiro lugar. Roupas, eletrônicos e tantos itens do dia-a-dia contribuem com emissões e resíduos durante seu processo de produção, bem como ao transportá-los para as lojas e nossas casas. Tente comprar menos ou comprar itens usados, repare se puder e, como último recurso, recicle.
Junte-se a um grupo local
Conhecer outras pessoas que se preocupam com a ação climática pode realmente ajudar. Que tal se juntar a um grupo em sua área local que tome medidas contra as mudanças climáticas? Se você não conseguir encontrar um, por que não começar um você mesmo?
Escreva para seus líderes locais
É importante dizer aos nossos líderes que precisamos enfrentar a emergência climática. Se eles sabem que este é um problema que preocupa sua comunidade, eles são mais propensos a mudar a política e trazer a mudança que precisamos. Você poderia escrever um e-mail para eles ou até mesmo marcar uma reunião.
Espalhe a notícia!
Certifique-se de falar com sua família e amigos e encorajá-los a agir com você. Quanto mais gente entender esse problema e como enfrentá-lo, maior a chance de proteger as pessoas e o planeta.
Saiba o que o Programa Mundial de Alimentos está fazendo para enfrentar a crise climática