No dia 2 de julho, o Centro de Excelência contra a Fome participou de um seminário de um dia sobre segurança alimentar e nutricional na Argélia. O evento “Segurança alimentar e nutricional na Argélia: situação e perspectivas” foi uma oportunidade para ministérios e parceiros de instituições técnicas trabalharem juntos e iniciarem um diálogo sobre achados preliminares a respeito das lacunas e recomendações para a segurança alimentar no país.
O Centro de Pesquisa Econômica Aplicada ao Desenvolvimento (Centre de Recherche en Economie Appliquée au Développement – CREAD) apresentou os achados preliminaries de uma síntese sobre a situação da segurança alimentar e nutricional na Argélia, inclusive programas e políticas que já existiram ou que estão em operação no país.
Christiani Buani, chefe de programa do Centro de Excelência, apresentou boas práticas de cooperação Sul-Sul para a segurança alimentar e nutricional e alguns exemplos de programas de alimentação escolar vinculada à agricultura local e seus amplos impactos no desenvolvimento sustentável. Durante o evento, o Programa Mundial de Alimentos fez apresentações sobre temas variados relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 – Fome Zero.
O seminário foi organizado pelo Instituto Nacional de Estudos Estratégicos Globais (Institut National d’Études et de Strategie Globale – INESG) e o Centro de Pesquisa Econômica Aplicada ao Desenvolvimento (Centre de Recherche en Economie Appliquée au Développement – CREAD), em parceria com o Programa Mundial de Alimentos.
Romain Sirois, diretor de país do PMA na Argélia, abriu o evento com Liess Boukra, diretor do INESG, e Yacine Belarbi, diretor do CREAD. Os participantes discutiram as políticas nacionais e respostas programáticas à insegurança alimentar, o mapeamento de vulnerabilidades, exemplos de sucesso de programas sociais e boas práticas em nutrição. O objetivo foi coletar recomendações para que o país possa alcançar fome zero.