O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participaram, na terça-feira (22), de um webinar sobre a saúde e o bem-estar de alunos e professores para os países africanos de língua portuguesa. Esse foi o 4º webinar de uma série de eventos online sobre a retomada das aulas nos países de língua portuguesa no contexto da Covid-19 e é o resultado de uma parceria entre o Ministério de Educação de Cabo Verde e escritórios regionais da UNESCO e do UNICEF. O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e conhecimento sobre como profissionais da saúde e da educação podem atuar juntos para garantir o bem-estar físico e psicossocial de toda a comunidade acadêmica.
Bruno Magalhães representou a equipe de Programas do Centro de Excelência do WFP e contribuiu com uma apresentação sobre boas práticas provenientes da África Ocidental na disponibilização de refeições escolares na reabertura das escolas. Com o suporte do Escritório Regional do WFP em Dakar, Bruno descreveu os impactos da pandemia na continuidade dos programas na região, descreveu as ferramentas interagenciais para mitigação dos efeitos da pandemia, como os países da região vêm respondendo a isso, e quais são os exemplos concretos de planejamento de reabertura de escolas. Bruno trouxe o exemplo mais concreto do Mali, que mesmo muito afetado pela pandemia e por uma forte turbulência política, desenvolveu um guia completo para a reabertura de suas escolas.
Luciana Gottschall, a atual Coordenadora-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), representou o FNDE e falou sobre a experiência do Brasil, que em breve lançará um documento com recomendações para a execução do programa no retorno presencial às aulas. Luciana descreveu como o Governo do Brasil continua executando o PNAE, seguindo as políticas e leis que tornam o programa um exemplo para o mundo. Ela salientou a entrega dos kits de alimentos distribuídos enquanto as escolas estavam fechadas, comentou sobre a importância da compra da agricultura familiar e a centralidade das políticas brasileiras para a redução dos efeitos da Covid-19 sobre o PNAE.
Tanto Bruno como Luciana salientaram o valor da parceria entre o Centro de Excelência do WFP e o FNDE e como a Cooperação Trilateral, promovida no Brasil pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), permite que diversos países em desenvolvimento possam trocar conhecimentos e se desenvolver. Também estiveram presentes no encontro representantes da UNESCO e do UNICEF, além de representantes dos governos de Angola e Cabo Verde.
O último webinar da série acontecerá no dia 29 de setembro, às 9h no horário de Brasília, e abordará as dimensões de gênero no contexto de encerramento e reabertura de escolas. Mais informações sobre a programação serão disponibilizadas aqui.