Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

13/04/2018

Brasil e Guiné-Bissau retomam cooperação em alimentação escolar

Foto: WFP/José Agostinho Cabral

 

Após a realização de consultas técnicas e do planejamento, o Projeto de Cooperação Brasil-Guiné-Bissau-WFP-Centro de Excelência foi assinado pelos parceiros no dia 12 de abril. O objetivo do projeto é fortalecer o Programa Nacional de Cantinas Escolares de Guiné-Bissau e viabilizar maior participação dos agricultores locais como fornecedores do programa.

A cooperação técnica entre Brasil, Guiné-Bissau e WFP/Centro de Excelência tem duração prevista de dois anos, e o foco será o fortalecimento institucional do Ministério de Educação e Ensino Superior (MEES) e do Ministério de Agricultura, Floresta e Pecuária (MAFP). Serão realizadas capacitações de técnicos dos dois órgãos de governo e os parceiros prestarão assistência técnica no desenvolvimento de documentos estratégicos setoriais para ampliar a compra local de alimentos e aprimorar o programa de alimentação escolar.

O Programa Nacional de Cantinas Escolares visa promover a segurança alimentar e nutricional em Guiné-Bissau. Uma missão do governo brasileiro e do Centro de Excelência contra a Fome foi realizada na semana de 9 a 13 de abril. Além da assinatura do projeto, a missão serviu para revisar e validar o projeto e instituir o primeiro Comitê de Acompanhamento do Projeto.

O projeto assinado é uma retomada do apoio técnico prestado pelo Brasil na área de alimentação escolar e interrompido em 2012. A formulação do projeto foi feita por meio de um processo participativo, que começou com uma demanda do ministro da Educação Nacional. Duas missões foram realizadas, uma de prospecção em 2016, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação e integrada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e pelo Centro de Excelência contra a Fome. A segunda ocorreu em 2017 e serviu para validar os objetivos, a estrutura e a matriz lógica do projeto de cooperação que agora se inicia.

Voltar
  • 15/06/2018

    Camboja discute programa de alimentação escolar

    Leia Mais
  • 08/06/2018

    Centro participa de fórum global sobre educação

    Leia Mais