Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

24/08/2018

Brasil vai receber Senegal e Serra Leoa para visita de estudos

 

De 27 a 31 de agosto, o Centro de Excelência contra a Fome vai receber as delegações de Senegal e Serra Leoa para uma visita de estudos. As delegações incluem oficiais do alto escalão dos dois países, que vêm ao Brasil para fazer um intercâmbio de conhecimentos e boas práticas em alimentação escolar. Os representantes dos dois países realizarão reuniões com oficiais do governo brasileiro em Brasília e farão uma viagem de campo a Salvador para ver de perto a integração entre alimentação escolar e agricultura familiar.

A visita está sendo organizada pelo Centro de Excelência, a Agência Brasileira de Cooperação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Os escritórios de país do Programa Mundial de Alimentos no Senegal e em Serra Leoa estão apoiando a participação das delegações governamentais.

 

Senegal

O Brasil e o Centro de Excelência vêm colaborando com o governo do Senegal desde 2012, quando o país realizou sua primeira visita de estudos para conhecer o programa brasileiro de alimentação escolar. Como forma de melhorar a educação e garantir segurança alimentar, o governo está empenhado em promover a alimentação escolar em todo o país. Em 2017, o programa de alimentação escolar atingiu cobertura de 25% (ou 400 mil alunos), graças aos esforços combinados do governo, do PMA e de outros parceiros.

Os principais desafios enfrentados pelo governo para continuar aprimorando o programa são fortalecer o marco legal do programa, mobilizar recursos e assegurar a participação de atores locais. O governo também espera formalizar a abordagem multi-setorial do programa. O Ministério da Educação está trabalhando com o PMA para elaborar uma nova estratégia de alimentação escolar, com apoio do Centro de excelência.

 

 

Durante a visita ao Brasil, a delegação senegalesa espera renovar a parceria do país com o Centro de Excelência e o Brasil e ampliar seus conhecimentos sobre as estratégias brasileiras de implementação da alimentação escolar, com especial atenção para o engajamento da sociedade civil e as sinergias entre alimentação escolar e outros programas de desenvolvimento social.

 

Serra Leoa

O governo de Serra Leoa está comprometido com a implementação de um programa de alimentação escolar sustentável, para garantir que crianças em escolas primárias tenham acesso à alimentação nutritiva. O Ministério de Educação Básica e Secundária está trabalhando em parceria com o Programa Mundial de Alimentos, o Catholic Relief Services (CRS) e o Unicef para construir esse programa e solicitou o apoio do Brasil e do Centro de excelência.

Com a visita ao Brasil, a delegação espera ampliar o compromisso político dos oficiais do governo de Serra Leoa. Também espera aprender com a experiência brasileira de alimentação escolar e entender a integração entre alimentação escolar e outros setores. A agenda vai possibilitar que eles vejam como a agricultura familiar está integrada à alimentação escolar no Brasil e os impactos dessa política para a saúde, nutrição, educação e para as economias locais.

A alimentação escolar já é parte da visão de Serra Leoa para o desenvolvimento sustentável e está incluída no Plano de Educação do país. Os sucessos, desafios e soluções do Brasil vão subsidiar o desenvolvimento do programa de alimentação escolar de Serra Leoa e contribuir para o fortalecimento de capacidades dos ministérios do país. A delegação terá a oportunidade de discutir o processo de desenho de um programa de alimentação escolar sustentável e os aspectos cruciais dos marcos político, legal e financeiro do programa.

VER TODOS TOUTES LES ACTUALITÉS SEE ALL NEWS
  • 19/10/2018

    Fórum Global de Nutrição Infantil celebra 20ª edição na Tunísia

  • 19/10/2018

    Centro participa de eventos sobre desigualdade e segurança alimentar