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WFP – Centro de Excelência contra a Fome

06/10/2017

Missão ao Malawi avalia iniciativa de nutrição escolar

Uma delegação brasileira foi em missão ao Malawi de 25 a 29 de setembro para participar de uma oficina de encerramento e desenvolver um plano para garantir a sustentabilidade de uma iniciativa de cooperação trilateral para fortalecer o programa de nutrição escolar no país. A iniciativa é parte do acordo de cooperação trilateral entre o Brasil, o Malawi e a FAO e partiu da Política de Saúde e Nutrição Escolar desenhada com apoio técnico do Centro de Excelência contra a Fome.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) liderou a missão ao Malawi, que contou com a participação do Centro de Excelência, do FNDE e da FAO. O objetivo foi conhecer os impactos da iniciativa e incentivar a adoção dos documentos estratégicos e manuais técnicos desenvolvidos no âmbito do projeto.

A delegação viajou a Zomba para visitar o Instituto de Educação do Malawi, a instituição responsável pela revisão dos currículos do Malawi. Photo: Sineidy Santos/WPF

Parceria trilateral

O projeto de cooperação entre Brasil, Malawi e FAO tem como objetivo fortalecer o processo de transição para um programa nacional e sustentável de alimentação e nutrição escolar no Malawi.

Como parte do projeto, os parceiros desenvolveram um curso para professores para incluir educação nutricional no currículo de formação dos professores primários. “Essa iniciativa pode ter um impacto duradouro no Malawi, porque o treinamento de professores em educação nutricional vai contribuir para transformar a percepção da população sobre a importância da nutrição”, afirmou Peter Rodrigues, diretor adjunto do Centro de Excelência, que acompanhou a missão ao Malawi.

A oficina de encerramento contou com a participação de oficiais do governo e outros atores. Os parceiros apresentaram o progresso da implementação do projeto e os produtos técnicos e discutiram a disseminação do Plano Estratégico Nacional e Orientações para Saúde e Nutrição Escolar, a promoção da educação nutricional entre professores e comunidades escolares e a integração da educação nutricional com as hortas escolares.

A delegação se reuniu com o diretor do instituto e colaboradores chave do processo de rescisão do currículo de educação nutricional. Foto: Sineidy Santos/WFP

A delegação viajou a Zomba para visitar o Instituto de Educação do Malawi, a instituição responsável pela revisão dos currículos do Malawi. Eles se reuniram com o diretor do instituto e colaboradores chave do processo de rescisão do currículo de educação nutricional. Eles também visitaram o Centro de Treinamento de Professores de Machinga, uma escola-piloto onde as iniciativas de hortas escolares apoiadas pelo projeto estão sendo implementadas.

A iniciativa no Malawi é parte do programa de cooperação Sul-Sul Fortalecimento de Programas de Nutrição Escolar na África, uma parceria entre o Brasil/ABC e a FAO.

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