Loading...
Home

WFP – Centro de Excelência contra a Fome

10/08/2018

Parceria entre PMA e governo brasileiro é tema de oficina

 

O Programa Mundial de Alimentos no Brasil, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizaram uma oficina participativa para discutir e fortalecer sua atuação conjunta. Da parceria entre as três instituições, nasceu o Centro de Excelência contra a Fome, que desde 2011 apoia países em desenvolvimento a criarem políticas públicas próprias de combate à fome e à pobreza.

Para o diretor do Centro de Excelência, Daniel Balaban, o Brasil tem sido uma inspiração para que outros países desenvolvam suas políticas, principalmente pelo caráter inovador do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “A União Africana tem hoje uma determinação de que os países devam criar programas nacionais de alimentação escolar, se apropriando disso, e todos estão trabalhando nisso de uma forma ou de outra. O Brasil tem sido o espelho para que esses países criem os seus programas, o que demonstra o sucesso da nossa parceria, que tem dado resultados”, afirmou Balaban.

 

 

A coordenadora-geral de Cooperação Técnica com Organismos Internacionais da ABC, Cecilia Malaguti, reafirmou o compromisso da agência com os parceiros: “nesses sete anos, tanto a ABC quanto o Centro desenvolveram capacidades para que os nossos resultados sejam cada vez mais concretos e reconhecidos mundialmente como uma iniciativa totalmente inovadora”.

Desde sua criação, o Centro de Excelência já apoiou mais de 30 países no desenvolvimento de políticas e programas nacionais de alimentação escolar. O Chefe de Gabinete do FNDE, Rogério Lot, ressaltou a eficiência da parceria em um contexto em que os recursos são limitados: “a eficiência, eficácia e bons resultados dos programas são determinantes, num momento de restrições financeiras, para que possamos garantir recursos para as nossas iniciativas de cooperação internacional. O governo brasileiro tem aqui um modelo que serve para o mundo”.

VER TODOS TOUTES LES ACTUALITÉS SEE ALL NEWS
  • 19/10/2018

    Fórum Global de Nutrição Infantil celebra 20ª edição na Tunísia

  • 19/10/2018

    Centro participa de eventos sobre desigualdade e segurança alimentar