O Centro de Excelência contra a Fome realizou missão a Moçambique de 15 de julho a 2 de agosto, para a segunda fase da elaboração do projeto-país da iniciativa Além do Algodão. A primeira fase ocorreu no final de 2018, quando a equipe técnica do Centro fez uma missão de avaliação da cadeia do algodão no país. O projeto-país elaborado contém o detalhamento do plano de ação da iniciativa Além do Algodão para Moçambique e foi encaminhado para revisão e comentários dos parceiros.
A missão técnica incluiu visitas a escolas e agricultores familiares nas províncias de Tete e Manica, região de atuação do projeto, para levantamento e validação de subsídios para a matriz do marco lógico do projeto-país. De 24 a 26 de julho, ocorreu o Seminário Participativo de Estruturação do Marco Lógico do Projeto-país. Na semana de 29 de julho a 2 de agosto, a equipe preparou a primeira versão do documento do projeto-país, a partir da sistematização das informações coletadas nas visitas de campo e durante o seminário participativo. As instituições brasileiras e moçambicanas envolvidas na iniciativa Além do Algodão vão agora revisar o documento preparado.
Seminário participativo
Durante a missão realizada em 2018, a equipe técnica validou os principais pontos definidos no documento de diagnóstico do setor cotonicultor do país e definiu as áreas prioritárias de atuação. O diagnóstico se debruçou sobre três pontos: 1) produção de algodão no país; 2) mercado e escoamento da produção; e 3) segurança alimentar e nutricional.
A partir de uma proposta de apoio à produção de algodão e cultivos alimentares associados, foi definido que o impacto pretendido pelo projeto-país é contribuir para melhorar a segurança alimentar e nutricional e a renda dos agricultores familiares produtores de algodão.
O principal intuito do seminário foi coletar informações e sugestões junto às entidades parceiras de Moçambique e do Brasil para complementar o diagnóstico inicial e subsidiar o processo de elaboração conjunta do marco lógico do projeto-país de Moçambique.
Os participantes prepararam as diretrizes da matriz de marco lógico durante o seminário. Na semana seguinte, um grupo de técnicos do Centro de Excelência, do escritório do Programa Mundial de Alimentos em Moçambique e do Instituto do Algodão de Moçambique estiveram reunidos para finalizar a matriz do marco lógico e definir os próximos passos e as atividades subsequentes. Esse grupo preparou a primeira versão do projeto-país, que foi encaminhada para revisão e comentários das instituições parceiras.