© Melissa Haidar
O Centro de Excelência inicia hoje uma série de reportagens para apresentar os participantes do Escola de Sabores, reality show que reúne merendeiras e merendeiros indígenas, quilombolas e ribeirinhos, apresentado aos sábados, às 12h, na Band TV. O projeto é uma iniciativa do Fundo Nacional pelo Desenvolvimento da Educação, Agência Brasileira de Cooperação e Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.
Nesta primeira reportagem, destacamos os merendeiros e merendeiras indígenas que, junto com nutricionistas parceiros, resgatam tradições alimentares e fortalecem a identidade dos povos originários.
Irene Nestor Mariano vive e trabalha em um dos poucos municípios que ainda preserva fortemente a cultura indígena tradicional, Uiramutã, em Roraima. Irene é merendeira da Escola Municipal Indígena Ko’Ko Carmelita Macuxi, e participa do reality com sua nutricionista parceira Midiã Moura de Souza.
Márcia de Paula se mudou para o litoral e encontrou sua vocação. Há 8 anos é merendeira da Escola Indígena Nhebo E A Porã, em Bertioga (SP), onde foi acolhida com muito afeto. Ela trabalha com a nutricionista Audrey, valorizando saberes ancestrais em pratos típicos.
Ativa na luta pelas causas dos povos originários e por manter viva a relação com a terra e com os alimentos, Kunhã Oryba é a merendeira da EMPI Irajá, em Aracruz (ES). Sua nutricionista parceira é Isabela Rodrigues.
Há 15 anos trabalhando como merendeiro, Assalu Waura é o participante representando a Escola Estadual Ikpeng, no Parque do Xingu (MT), junto da nutricionista parceira Lizia Soares Penido. Ele pretende levar ao programa pratos típicos da sua aldeia.
Alison Júnior da Silva Almeida começou na panificação, inspirado pela mãe, e hoje é merendeiro da Creche Municipal Indígena Irmã Sandra Henry, em São Gabriel da Cachoeira (AM). Sua nutricionista parceira é Alexsandra Maria Melgueiro D’Elia.
Tanto as diretrizes da educação escolar indígena como as do PNAE preveem o respeito às tradições alimentares dos povos indígenas. A alimentação escolar deve respeitar as práticas tradicionais que fazem parte da preferência alimentar da comunidade, com elaboração de cardápios e compra de insumos alimentares integrados aos hábitos locais.
No reality show Escola de Sabores, esses profissionais mostram como ingredientes da agricultura familiar e da floresta, como mandioca, milho, banana, peixes e frutas nativas, se transformam em pratos que unem sabor e história.
Escola de Sabores
Exibição:
Band: aos sábados, às 12h
Canal Sabor & Arte: aos sábados, às 21h
Canal Terraviva: aos domingos, às 20h
Produção: Newco Pay TV
Parceria: Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, FNDE/MEC e ABC/MRE
Episódios anteriores podem ser vistos no canal YouTube @WFPBrasil




