Termina esta semana a visita de estudos da delegação congolesa às iniciativas de agricultura familiar e alimentação escolar no Brasil. Após o início das atividades em Maricá no dia 11, a delegação prosseguiu para Paraty, no Rio de Janeiro, onde permanece desde a segunda-feira (18).
Durante a visita, foram realizadas diversas atividades. A delegação já visitou a Cooperativa Pacová, composta por 33 produtores de banana e 12 descascadeiras. A cooperativa atua como uma associação intermediária na comercialização local dos produtos e na participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Também foram visitados o Quilombo do Campinho, que possui uma produção autônoma de diversos alimentos na floresta agroecológica e abastece a Escola do Quilombo do Campinho.
Na terça-feira (19), as atividades tiveram início no Cinema da Cidade de Paraty, com discussões junto à Secretaria de Educação e à Secretaria de Agricultura sobre os desafios enfrentados na implementação do PNAE no município. Durante o dia, foram visitados o Centro de Distribuição de Alimentos do PNAE, a Escola Municipal Professora Pequenina Calixto, onde a alimentação escolar foi observada na prática, incluindo análises sobre a logística de aquisição e consumo. Além dessa visita, a delegação pôde visitar uma área rural que realiza o processamento artesanal da farinha de mandioca que também participa do PNAE do município, onde ocorreram interações entre os pequenos agricultores, a secretaria de Agricultura de Paraty e a delegação.
A delegação continua com uma série de reuniões interministeriais para analisar as informações coletadas sobre a associação de estratégias da produção agrícola familiar e alimentação escolar no Brasil, buscando maneiras de implementá-las na República do Congo.
Essa segunda visita técnica é de iniciativa do Centro de Excelência do WFP e implementada pelo U.S. Department of Agriculture McGovern-Dole International Food for Education and Child Nutrition Program (USDA) e o fundo India, Brasil e África do Sul (IBAS), como parte do projeto “Fortalecimento do acesso de agricultores familiares da República do Congo aos mercados locais através da Cooperação Sul-Sul” lançado em setembro de 2023.
Sob o programa do USDA, o WFP visa reduzir a fome, melhorar a alfabetização e a educação primária, especialmente para meninas, fornecendo refeições escolares, treinamento de professores e apoio relacionado, e aumentar a matrícula escolar e o desempenho acadêmico.