A 11ª edição do boletim publicado pelo CERFAM, o Centro de Excelência contra a Fome e a Má Nutrição do Programa Mundial de Alimentos (WFP) na Costa do Marfim, apresenta um artigo que destaca o trabalho do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil. O texto descreve as principais lições aprendidas e recomendações para melhorar a alimentação, a segurança e a nutrição no continente africano como resultado do apoio técnico oferecido a mais de 40 países ao longo dos últimos 10 anos.
“Desde a sua criação, o Centro de Excelência do WFP no Brasil apoiou 43 países e a União Africana em sua defesa e desenvolvimento de seus programas de segurança alimentar e nutricional, particularmente em torno da alimentação escolar”, afirma o artigo. O texto também menciona a inclusão de programas de alimentação escolar ligados à agricultura local na Estratégia Continental de Educação da União Africana para 2016-2025 e o apoio à criação do CERFAM.
Os casos do Benim, Burundi e Togo também são mencionados, bem como os benefícios dos esforços da Cooperação Sul-Sul para combater a fome. O boletim do CERFAM também apresenta artigos sobre a colaboração com outras agências da ONU, como FAO e FIDA, além de documentação e estratégias de alimentação escolar. O documento (em inglês) pode ser acessado aqui.
A colaboração do Centro de Excelência no Brasil com os outros centros de excelência do WFP (o CERFAM e o Centro de Excelência na China) tem um papel importante no compartilhamento de informações e no fortalecimento de ações de Cooperação Sul-Sul para o combate à fome.