WINDHOEK – O Governo do Brasil doou generosamente US$ 120.000 ao Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas na Namíbia, com o objetivo de aumentar o acesso aos alimentos e aliviar a má nutrição em cinco regiões do país.
Os fundos chegam em um momento crítico, quando a Namíbia enfrenta as consequências duradouras da seca, o aumento dos custos dos alimentos e os efeitos posteriores da pandemia da COVID-19. Os recursos alocados serão utilizados para estabelecer sistemas alimentares robustos em comunidades, escolas e centros de saúde, especificamente nas regiões de Otjozondjupa, Omaheke, Hardap, Kunene e Ohangwena.
A doação do Brasil desempenhará um papel fundamental no enfrentamento da questão premente da insegurança alimentar na Namíbia. Ela possibilitará o estabelecimento de mecanismos sustentáveis que garantam uma alimentação adequada para populações vulneráveis. Além disso, os fundos apoiarão iniciativas que promovam a resiliência de longo prazo contra futuros desafios de escassez de alimentos e desnutrição.
“Esse generoso apoio financeiro do Brasil está em sintonia com as metas nacionais de desenvolvimento da Namíbia no setor agrícola, que buscam alcançar a segurança alimentar e nutricional nos níveis comunitário e nacional”, disse o Ministro da Agricultura, Água e Reforma Agrária, Carl Schlettwein. “Essa contribuição ajudará as comunidades beneficiárias a produzir seus próprios alimentos, tornando-se assim menos dependentes de programas de ajuda alimentar.”
O Programa Nacional Integrado de Transformação Rural, liderado pelo WFP na Namíbia, gira em torno da promoção da inovação e da produtividade agrícola, da geração de oportunidades de emprego, do incentivo ao crescimento de pequenas e médias empresas, da facilitação do comércio, da expansão do acesso ao mercado e da promoção do desenvolvimento da cadeia de valor.
“O WFP recebe com satisfação o apoio contínuo do Governo do Brasil para ampliar as iniciativas de sistemas alimentares e, ao mesmo tempo, facilitar a transferência de habilidades e conhecimentos para as comunidades-alvo”, disse Ericah Shafudah, Diretora Nacional em exercício do WFP na Namíbia. “A contribuição complementará os esforços nacionais para transformar os meios de subsistência rurais e criar oportunidades de emprego, especialmente para os jovens e as mulheres.”
O WFP na Namíbia fornece suporte técnico ao governo para ajudar a melhorar o desempenho dos sistemas alimentares como um caminho para aumentar a produção local de alimentos e alcançar a erradicação da fome.